Início do ano chegou! Bora planejar, certo? Não, Errado!

Porque ainda continuamos com essa mania de pensar que planejamento deve ser feito só no início do ano?

Planejamento é um processo que deveria acontecer em “loop” e não de forma estanque ou linear. Estamos em pleno século XXI na era da complexidade. O que faço hoje pode não servir mais para amanhã, por isso todos os dias preciso replanejar o que já estava planejado.

E você como está lidando com isso?

Quando falamos em Planejamento Estratégico para empreendedores, a maioria das pessoas pensam em processos extremamente complexos e que exigem muita técnica e muito conhecimento específico. Mas eu penso que os maiores desafios não são técnicos, e sim relacionados a interpretação e em segundo lugar relacionado ao comportamento humano.

Você já parou pra pensar que quando o fim do ano começa a se aproximar grande parte das pessoas sentem uma angústia fatigante ao mesmo tempo que são tomadas por um estado de ansiedade absurdo, desejando que o ano termine logo?

Por que será que isso acontece?

Eu tenho uma hipótese.

Acredito que o senso de dever NÃO cumprido é que faça a gente querer que acabe, para que, mesmo que ilusoriamente, o outro ano nos dê uma nova chance… por isso fazemos tantas promessas, e queremos nos comprometer com tantas coisas que no “fundo” sabemos que nada irá sair do lugar.

Em dezembro do ano que passou fui tirar férias com meu marido, e então em meio a todo aquele ósseo minha mente começou a navegar…

Comecei a pensar na minha própria história, e me lembrei de como minha vida começou a mudar quando comecei a planejar melhor as coisas.

E então além de organizar um workshop para amigos mais chegados, também resolvi construir esse texto para, quem sabe, colaborar com você!

Então aí vão os 6 passos que estão mudando para melhor a minha vida. Espero que contribua com a sua também!

Definir o que você NÃO QUER! 

Lembra? Se você não definir o que não quer, a angústia do próximo fim de ano vai te pegar! Não se permita passar por essa situação angustiante nunca mais! Defina HOJE o que você NÃO quer!

Saber de fato o que quer de maneira esmiuçada e específica; 

Nada de planos inespecíficos chutados de qualquer maneira. Lembra? É sua vida! Pense com capricho e defina os pontos com maior especificidade.

Criar ações sempre pautadas nos objetivos que foram definidos; 

Do que adianta fazer um plano definir objetivos se você não busca cumprir os objetivos que criou? Se você planeja e não executa, criou prejuízo dobrado para você e para todos os envolvidos.

Ajustar a rota a todo instante; 

Claro! Não existe plano perfeito. A complexidade da nossa era EXIGE adaptações a todo momento. Então monitore e ajuste!

Disciplina; 

Se você faz as regras e é o primeiro de não as cumprir, está claro que disciplina não é seu forte. Então volte ao primeiro ponto! E seja capaz de DEFINIR que NÃO quer ser indisciplinado, pois do contrário seu plano provavelmente NÃO irá funcionar.

Continuidade. 

Ao jogar uma semente na terra, a adubação e a água devem ter continuidade. Se assim não for… todo tempo que gastou anteriormente terá sido em vão.

Feliz 2019!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.