Como inovar em tempos de crise?

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A crise não pode ser um obstáculo para você inovar na sua área, na realidade tem que servir como um impulso e energia para isso.

Nosso intuito abordando esse tema, é trazer para você algumas soluções e tentar expandir sua mente para se destacar em meio a um mercado saturado e em crise, vamos ver!

Visão de mercado

Como havia dito logo acima, é importante perceber se o mercado está saturado ou não de um determinado serviço, e se a resposta for sim, então seu processo de inovação deve ser feito a todo custo. Além disso a análise de mercado possibilita criar um norte para seu empreendimento seguir, levando em consideração as práticas de mercado e de concorrentes direitos.

Mas vamos aprofundar um pouco mais sobre isso, talvez você já saiba, ou talvez não, quando falamos em visão de mercado certamente queremos analisar o mercado que o nosso serviço está incluindo, então por exemplo, caso você tenha um empreendimento na área automotiva, seu foco é analisar esse mercado, porém não quer dizer que deva desconsiderar outros nichos que podem vir a afetar o seu, nesse exemplo então podemos citar áreas relacionadas como mecânicas e lojas de customização.

Analise seus clientes

Saber o perfil dos seus clientes é extremamente importante, por isso sempre é recomendado a criação de personas para o seu negócio. Uma vez que você entenda os hábitos de consumo e rotina do seu público alvo, a criação de campanhas assertivas são mais fáceis de serem feitas. Por exemplo, supondo que você teve uma reunião com um cliente em potencial e percebeu que ele é fanático por um determinado time de futebol, o que poderia ser feito para acertar na mosca é após uns dias, enviar um mimo relacionado ao seu time de coração, qualquer coisa, por menor que seja o importante é a pessoa se sentir valorizada.

Criatividade e planejamento

Pode não parecer que esses dois tópicos são conexos, criatividade e planejamento quando juntos são o par perfeito. O ideal é planejar e criar sua estratégia, e a partir de então tentar inovar com saídas criativas. Como exemplo podemos citar jogadas do que chamamos de Marketing de Guerrilha, nada mais são do que ações publicitárias que chocam a pessoa, e com certeza deixam o nome da sua marca fixada na mente do público, quando bem feitas claro.

Custo x Benefício

Claramente em épocas de crise financeira, o orçamento é reduzido, então saber pôr na balança e encontrar o equilíbrio ideal entre custo e benefício é sumariamente essencial, dessa forma uma campanha por exemplo, feita com o melhor dos dois mundos, é capaz de viralizar e atingir uma grande parcela, sem ter um gasto elevado. Agora, também temos de levar em consideração a seguinte questão, existem áreas que em tempos de crise devem ter seu orçamento elevado invés de diminuído, como exemplo podemos citar a criação de campanhas e anúncios pagos, veja bem, enquanto seu negócio funciona de maneira reduzida e tem o atendimento e alcance físico por consequência também menor, a estratégia ideal é compensar no mundo digital, expandindo então seu público virtual para que se alcance mais clientes em potencial.

Sabemos que inovar, num momento como este, pode parecer uma tarefa impossível, principalmente quando seu foco tem sido em questões urgentes como redução de custos e solução de problemas. Entretanto, Inovar é importante a qualquer momento, mas especialmente em momentos de crise e mercados saturados, em que o seu diferencial tem de ser notado.

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