Mas afinal, o que é Consultoria Sistêmica?

Na Consultoria Sistêmica utilizamos a técnica das constelações sistêmicas organizacionais como ferramenta de diagnóstico para identificar com clareza quais as dinâmicas que atuam na empresa. Com estes dados o gestor e o consultor estão instrumentalizados para tomar as melhores decisões.

O trabalho com Constelações Sistêmicas Organizacionais como ferramenta de diagnóstico empresarial se aplica a quaisquer tipos de organização. O objetivo principal é, através da precisão cirúrgica desta ferramenta, apontar o melhor caminho, a melhor solução para a empresa e também decidir qual o processo mais adequado para alcançar os resultados apontados pela Constelação Organizacional.

Mesmo que uma empresa / organização já esteja trabalhando com um processo de coaching, mentoria ou consultoria, ela poderá contratar a consultoria sistêmica, pois a ferramenta de diagnóstico é utilizada uma única vez numa questão específica, este é o diferencial desta técnica, e o que torna o trabalho do consultor mais eficaz.

Este método possibilita chegar a núcleo da questão com precisão, reduzindo custos e tempo. Algumas das questões que são trabalhadas com a Consultoria Sistêmica são:

  • O que obstrui a alavancagem de um negócio, produto ou serviço?
  • Para obter os resultados desejados, qual o papel de cada um e a estrutura mais adequada?
  • Quais dinâmicas afetam a produtividade da empresa?
  • Todos estão realmente ligados a empresa? Alguém quer sair?
  • Onde de fato está o cliente e o produto na empresa?
  • Todos estão contentes com seu lugar na empresa?
  • A Ordem está sendo perturbada?

Identificar as dinâmicas que podem estar limitando as ações e o desenvolvimento da empresa, além de possibilitar as soluções, restaura a harmonia e o equilíbrio do sistema organizacional e a criação de bases criativas para o crescimento da empresa.

A Consultoria Sistêmica visa a organização como sistema social vivo e trabalha para este sistema como um todo, e não apenas para uma parte dele. Somente assim se alcança o equilíbrio e consequentemente o sucesso.

Post Ana Santhos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.