Investimento no design de marca corporativa: uma obrigação contemporânea
Muitos empreendedores e todo o tipo de pessoas de negócios ainda têm dúvidas quanto ao investimento em projetos profissionais de design de suas identidades visuais. Muitas vezes pode parecer tentador fazer o serviço com “o sobrinho que faz de graça”, “um vizinho que cobra mais barato” ou pedir para o “faz-tudo da gráfica” que não te cobrará pela “arte” se você comprar o milheiro de cartão de visitas com eles.
Os consumidores são abarrotados de informações visuais diariamente – e isso não é novidade alguma. As marcas estão disputam há tempos por atenção em um mercado cada vez mais saturado e não há mais espaço para amadores. Não basta você ter o melhor produto ou serviço, o melhor atendimento, a maior estrutura física. Você precisa parecer ser o melhor, precisa expressar todas as suas qualidades de modo visual também. Se o seu cliente só percebe a qualidade que sua empresa oferece depois de adquirir seu produto você está em severa desvantagem. Já imaginou quantos clientes não entraram no seu estabelecimento e deixaram de descobrir tudo o que você tem a oferecer apenas pelo fato de não se sentirem atraídos pelo seu visual?
Um projeto de design elaborado por um profissional qualificado leva em consideração diversos fatores que influenciam na forma como seu cliente percebe o seu negócio. Isso se dá através da escolha estratégica das formas, fontes, cores e de cada elemento que irá compor a identidade visual de uma empresa e pode ser a alavanca que sua marca precisava para crescer e se comunicar de maneira assertiva com seu público.
Dentre as principais vantagens, podemos mencionar que o design agrega valor para um negócio pois a percepção de qualidade do produto ou serviço aumenta indiscutivelmente. Isso permite que a marca consiga praticar preços mais competitivos em seu mercado e faça menos esforço para atrair seus clientes e também resulta em um investimento menor em marketing e publicidade.
Outra vantagem é a credibilidade. Uma imagem pode trazer ou tirar toda a credibilidade de uma marca. Um produto ou serviço mal apresentado pode afastar muitos clientes antes mesmo que eles possam entrar em contato com você. Afinal, se a imagem não foi uma preocupação, é possível que a qualidade do mesmo não tenha sido uma preocupação também – ou seja, demonstra desleixo com o seu negócio na visão da maioria dos clientes. Ao contrário disso, um posicionamento visual bem feito pode criar uma sensação de confiabilidade muito maior! Quer um exemplo disso? Quem nunca entrou em um site mal feito e não teve coragem de inserir o número do cartão por achar o site “desconfiável”, mesmo que o site tivesse o melhor preço entre os concorrentes? Imagens têm esse poder de ser fatores decisivos entre seus concorrentes e você.
Não posso finalizar este artigo sem citar também que com o design você consegue se diferenciar dos seus concorrentes de maneira decisiva. Se você não quer que sua marca seja apenas mais uma no seu segmento, pense bem nisso. Se destacar em todos os detalhes é fundamental. Qualquer vestígio que possa não estar deixando claro para o consumidor a diferença entre a sua empresa e o seu concorrente deve ser imediatamente recalculado e refeito.
Portanto, o design não deve ser visto como um gasto para a empresa, mas sim como um investimento determinante para o seu sucesso ou fracasso no cenário do mercado futuro.