Como saber se sua logomarca necessita de um redesign?

0

Um dos primeiros materiais que devem ser desenvolvidos quando uma empresa está iniciando suas atividades no mercado é o seu logotipo. Acontece, que um logotipo não se resume a apenas um desenho, ele é a representação visual que faz a linha de frente de seu negócio. É uma parte de sua estratégia que utiliza de um dos nossos sentidos – a visão – para alcançar objetivos de sua empresa. É um item que requer o máximo de atenção e carinho possível na hora de sua execução.

É muito comum – mas não deveria ser – que o orçamento para este item seja curto e que para começar o seu negócio o empreendedor não tenha condições de investir um orçamento alto de seu planejamento na identidade visual de seu negócio. Nessa etapa, muitos optam por profissionais que oferecem um preço mais baixo ou recorrem às gráficas. Esse erro pode custar bem caro no futuro.

Para abrir as portas de seu negócio o caminho até que servirá em um primeiro momento, mas sempre chegará um momento que você irá se questionar se a imagem do seu negócio de fato está transmitindo a essência que você deseja para seus clientes.

Outro motivo que levam as empresas a se questionarem se precisam mudar o seu logotipo é quando se deparam com seus concorrentes e outras empresas no mercado investindo nessa alteração para a empresa deles. Afinal, se está todo mundo fazendo, será que preciso fazer também?

Para te ajudar com essa dúvida, separei alguns principais motivos que sinalizam que é a hora de investir em um redesign.

1 – A empresa não vende mais o mesmo produto.

É muito comum empresas se reformularem e reinventarem seus negócios ao longo dos anos, pois vai conhecendo melhor o mercado e as necessidades de seus clientes. No meio desse caminho pode acarretar de não venderem mais o mesmo produto que vendia quando foi fundada ou de não estar mais no ramo em que estava no início de tudo. Se esse for o seu caso do seu negócio você precisará reformular seu logo para marcar essa nova fase.

2 – A logo trocou de nome

Em meio às mudanças que eu apontei anteriormente, uma delas pode ser que a empresa trocou de nome, seja pela mudança de proprietário, seja porque o nome confunde os clientes ou simplesmente porque o nome antigo não serve mais para o negócio atual. Se esse é o seu caso, nem preciso argumentar que você precisará de um novo logotipo para começar o reforço de marca desta nova empresa.

3 – A logo está antiquada

Se você quer reposicionar o seu negócio e percebeu que sua marca precisa ser revitalizada ou se você precisa comunicar com mais clareza o que o seu negócio realmente é, a troca do seu logotipo nesse caso pode atrair um mercado novo e mais afluente.

4 – A logo não funciona ou não tem boa legibilidade na web

62% dos consumidores consultam informações on-line antes de fazer uma compra. Eles procuram indicações em sites de buscas e nas redes sociais.

Portanto, a presença do seu negócio na web é crucial se você quer ter permanecer no mercado por mais tempo. Se seu logotipo não é legível e forte na web, já passou da hora de você procurar o redesign.

Então, se você é empresário, aproveite este tempo de ressignificação de negócios para avaliar sua logo. Repense se ela corresponde aos itens sugeridos à imagem que a empresa quer passar nesse futuro de novas realidades. Vale muito a reflexão.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.