Como gerar tráfego para o seu negócio?

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Como conseguir mais visitas, mais leads, mais views e mais vendas

Quando se fala em estratégia de atração de bons clientes no marketing digital existem os dois lados da moeda, podemos falar em tráfego orgânico e tráfego pago.

O tráfego orgânico falando de uma forma geral é aquele em que o potencial cliente chega até a plataforma digital que você trabalha, sem que tenha sido realizado nenhum tipo de investimento, já o tráfego pago é aquele que foi feito algum investimento para que o futuro cliente chegue até você.

Não há como falar em estratégias de atração sem falar de tráfego quente ou frio. O tráfego frio trata-se daquelas pessoas que nunca tiveram qualquer tipo de contato com o seu conteúdo, que estão tendo um primeiro contato, conhecendo pela primeira vez o seu trabalho.

O tráfego quente são aquelas pessoas que já tiveram algum contato espontâneo com o seu conteúdo e acompanham suas publicações através dos seus canais de comunicação.

Agora que já tivemos uma visão sobre tráfego orgânico e tráfego pago, lead frio e lead quente precisamos entender quais as estratégias utilizadas para gerar o tráfego e quais as principais fontes de geração de tráfego.

Nesse artigo você vai entender:

  • As diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago
  • Quais as estratégias de geração de tráfego
  • Quais as melhores fontes de geração de tráfego

As diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

Para começarmos a falar sobre as diferenças entre um e outro já podemos falar que um ponto principal está na velocidade de geração de resultados. Então aqui vai uma regrinha que já precisa ficar clara, quanto menor for o investimento em compra de tráfego, mais tempo se leva para se alcançar bons resultados (considerando o tipo de segmento) e menor será resultado alcançado.

Tráfego Orgânico

No tráfego orgânico acaba se levando mais tempo, pois inicialmente não se tem uma referência, uma base de dados do comportamento do público-alvo, do seu perfil, de suas preferências.

Outro ponto importante a se considerar é definir o conteúdo que mais engaja com aquele tipo de público, que gera mais envolvimento. No tráfego orgânico a estratégia no começo acaba sendo toda baseada em tentativa e erro, até que se consiga começar a ter um primeiro perfil do público.

Tráfego pago

Quando falamos em tráfego pago estamos falando em investir nas plataformas digitais para que estas gerem alcance em pouco tempo e consequentemente resultados mais rápidos, essa já é uma primeira grande diferença para o tráfego orgânico.

Outro ponto muito importante é que quando se investe em ferramentas de geração de tráfego é possível “aponta-las” quase que exatamente para o tipo de público que se pretende atingir, diminuindo assim o tempo de geração de resultados.

O que é valido dizer também e muito importante é que a ferramenta, conforme for, pode ser adequada ao tipo de estratégia que se pretende, ou seja, se a intenção for geração de tráfego exclusivamente, então todo o esforço será direcionado para geração de tráfego, se o desejo for envolvimentos com a publicação, toda a estratégia será para engajamento com a publicação, se a proposta for para conversão de leads em clientes ou conversões em vendas, a ferramenta será direcionada para esse propósito.

Quais as estratégias de geração de tráfego

As melhores estratégias de geração de tráfego podem ser resumidas a uma palavra: conteúdo. Se você quiser gerar tráfego e atrair clientes invista em geração de conteúdo rico e de qualidade.

A lógica hoje da internet consiste no bom e velho “dar para receber”, o lead primeiro precisa ser trabalhado e conquistado, e como se faz isso?

Gerando conteúdo rico diariamente, nutrindo o lead com artigos que tragam dicas, que respondam objeções, tirem dúvidas, resolvam um problema, coloquem ele próximo a realização de um sonho etc.

Esses conteúdos podem ser compartilhados através de blogs, posts em redes sociais, disponibilizados em canais de vídeos, enfim, todas as fontes que possam ser acessadas e que disponibilizem o conteúdo da forma mais fácil e consumível possível pelo usuário.

Quanto mais fontes de tráfego forem utilizadas, maiores as chances de se alcançar um tráfego cada vez maior e de atrair leads qualificados.

Quais as melhores fontes de geração de tráfego

As melhores fontes de tráfego são aquelas com maior potencial de atração de leads qualificados e bons exemplos disso são o Facebook, o Google e o Youtube.

O Facebook possui atualmente aproximadamente dois bilhões de pessoas no mundo e no Brasil são cento e dois milhões usuários o que representa quase cinquenta por cento da nossa população, praticamente 8 em cada 10 brasileiros estão no Facebook.

É uma ferramenta com constantes investimentos em inovação e que cada vez mais oferece novos recursos aos seus usuários.

E por conta dessas inovações, são cada vez maiores as possibilidades quando o assunto é geração de tráfego qualificado, é possível fazer análises cada vez mais aprofundadas do público que se pretende atingir, bem como errar bem menos na hora de gerar resultados, reduzindo custos e otimizando prazos e atendendo expectativas.

Já o Google dispensa grandes apresentações, a plataforma oferece cada vez mais e mais recursos para fazer a experiência do usuário cada vez melhor, buscando concentrar mais ferramentas para que o usuário tenha um tempo de navegação mais longo e encontre tudo o que precisa em um só lugar, ou melhor, em uma só conta.

Aqui o conceito de tráfego orgânico e tráfego pago fica muito evidente já que o Google oferece a sua ferramenta Google Adwords para quem pretende investir na ferramenta e vislumbra ficar ranqueado em suas primeiras posições, o que aumenta a sua taxa de cliques em até 7%.

Outro ponto que vale destacar sobre o Google é o SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização de motores de buscas, que são parâmetros que o Google regula e que caso estejam em conformidade com as diretrizes da ferramenta impactam na posição de ranqueamento de seu site/blog.

Considerando o futuro do consumo de conteúdo, os vídeos que atingiram aproximadamente a marca de 65% das consultas de conteúdo em 2016 são outra grande fonte de tráfego, tendo como seu maior representante atualmente o Youtube.

A Plataforma de vídeo que também é passível de ser otimizada tanto com imagens quanto com palavras, cada vez mais oferece recursos diversos e ferramentas para que a experiência do usuário seja cada vez melhor.

Portanto, se você deseja conseguir cada vez mais leads, views e principalmente vendas, trabalhe com uma estratégia de geração de trafego que seja antes de tudo muito bem planejada e também muito bem executada.

E claro sempre vale dizer sem Autoridade não há como gerar tráfego, a criação de Autoridade é fundamental para qualquer estratégia de tráfego. Trabalhe artigos que engajem o público, mas não se esqueça de trabalhar sua Autoridade, quer saber como fazer isso? Entre em contato conosco saiba mais como trabalhar sua Autoridade na internet.

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