Práticas Criativas para anúncios no Stories

Os Stories estão tomando conta de parte do nosso dia nas redes sociais, o que eu escuto sempre nos meus treinamentos e em recente pesquisa que fiz no meu Instagram sobre as redes sociais é: um Facebook cada dia menos usado, o Linkedin vindo com força total, há pouco tempo foi até liberado a opção de postar vídeos na rede, o que para algumas pessoas é ruim, para outras é uma maravilha.

E é claro, a resposta da rede mais usada do momento é o Instagram e com ele todo o nosso tempo dedicado aos Stories. As marcas têm usado e abusado dessa ferramenta e devem continuar assim, com conteúdo e história, como todo profissional de marketing sabe, precisamos de uma boa história. Mas qual a melhor maneira de contá-la em um Instagram Stories?

Em recente estudo que eu fiz achei essa pesquisa do Facebook e trouxe para vocês na coluna de hoje:

Para entender quais elementos criativos tornam um anúncio do Stories mais efetivo, o Facebook contratou a  MetrixLab, que realizou uma meta-análise sobre como as pessoas nos EUA reagiram a 30 anúncios no Stories de marcas de bens de consumo.

Foi medido a efetividade dos anúncios a partir de dois fatores: “disrupção”, que representa a probabilidade de um anúncio ser notado, visto e lembrado, e “resposta”, a probabilidade de um anúncio tem de gerar uma reação ou ação relacionada à marca.

Os estudos revelaram cinco insights principais que confirmam um aprendizado geral: Práticas Criativas para anúncios no Stories

Os estudos revelaram cinco insights principais que confirmam um aprendizado geral: os elementos que tornam um anúncio no feed do mobile bem-sucedido também podem tornar um anúncio no Instagram Stories mais efetivo.

1 – Relevância faz a diferença.

Os Stories de melhor desempenho na meta-análise dos EUA tiveram uma avaliação mais alta no critério relevância. Eles também foram bem avaliados nos quesitos: prendem a atenção, são fáceis de entender e combinam com a marca.

2 – Menos é mais.

Em média, os anúncios de Stories de melhor desempenho foram os mais curtos e os que apresentavam a marca mais cedo.

3 – Menores cenas, maiores resultados.

Entre os Stories que continham várias cenas, em média, os que tiveram melhor desempenho foram aqueles que continham cenas mais curtas.

4 – Demonstrações de produtos.

Apenas cerca de metade das Stories avaliadas mostravam o produto sendo usado, mas elas tiveram um desempenho superior nas principais métricas.

5 – Anúncios criados para Instagram Stories devem ser otimizados para mobile.

Quase metade dos anúncios testados foram criados especificamente para Instagram Stories, mas poucos deles estiveram no primeiro tercil de melhor performance – talvez porque eles levaram mais tempo para revelar a mensagem principal e apresentavam cenas mais longas.

No último Carnaval, 70 milhões de pessoas geraram 600 milhões de interações no Instagram, no mundo todo. Stories oferece às marcas a oportunidade de se comunicar com seus consumidores por meio mensagens ultra relevantes baseadas no que está acontecendo em um determinado dia.

Com esses dados sua empresa não pode ficar fora dos Stories.

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