3 Principais Erros na Comunicação em Equipe

Nosso trabalho não é complexo. Nosso trabalho não é difícil e nem estressante. O maior problema que enfrentamos é no relacionamento com a equipe. A comunicação em equipe precisa funcionar muito bem e, geralmente, há ruídos e atritos na comunicação e os participantes não entendem perfeitamente o que foi passado.

Por causa deste problema, tarefas são refeitas, prazos são descumpridos, trabalhos são entregues errados. Não há quem viva feliz em um ambiente desses.

Alguns erros são muito comuns na comunicação em equipe:

  • Reclamar da equipe – Reclamações sobre funcionários ou sobre toda a equipe em geral abalam a autoestima do colaborador. Em vez disso, é preferível realizar um feedback maduro e respeitoso, sempre encontrando pontos positivos para também serem realçados.
  • Usar linguagem imprópria – Perceba que aqui não estou me referindo a palavras de baixo calão. Refiro-me a utilizar um vocabulário inadequado para seu público. Há líderes e participantes que abusam de termos técnicos, expressões em inglês e parecem que fazem questão de falar e observar com orgulho que as pessoas não estão entendendo nada do que disseram.
  • Ocultar conhecimento – Alguns colaboradores sentem medo de compartilhar informações e conhecimento com outros membros da equipe. O medo de que o outro cresça faz com que a verdade não seja compartilhada. A falta de honestidade leva a insegurança e faz com que esta cultura se propague entre todos. Em pouco tempo, sua equipe será fragmentada em várias ilhas de conhecimento.

Para se ter uma comunicação eficaz, precisamos criar uma cultura de longo-prazo, onde hoje se planta para colher no futuro. O empoderamento de seus colegas, sejam eles líderes ou liderados, irá empoderar você e toda sua equipe. Quando existe sinergia de verdade, o crescimento do outro é o seu crescimento.

Também é papel da equipe ter conversas francas e compartilhar ideias e dúvidas. Todo membro do time também tem responsabilidade de apoiar seu líder para ser um melhor gestor da equipe. O verdadeiro papel de um líder é formar líderes e todos esses novos líderes precisam desenvolver sua liderança antes do cargo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.