Você é um bom líder?

0

Um dos grandes desafios que temos enquanto seres humanos é a necessidade de conviver com pessoas as quais possuem diferentes perfis de personalidade e comportamento. Ser flexível e assertivo, nesta situação, exige a sensibilidade e a maturidade que adquirimos com nossas experiências no decorrer da vida. Se o relacionamento interpessoal está comprometido no grupo de trabalho causando desgastes, é neste momento que a liderança deverá descobrir estratégias para promover mudanças necessárias que envolva toda equipe, para que juntos, encontrem sintonia nas ações visando resultados satisfatórios.

Muitas variáveis estão envolvidas neste processo. Com frequência as pessoas repetem em sua vida profissional as vivências e valores que foram estabelecidos em sua vida familiar. Por exemplo, de 0 a 7 anos são “instaladas” as bases da competência emocional e relacional nas crianças. A maneira como os pais lidam com a autoridade, frustrações e possibilidades dos filhos irá influenciar o adulto a se relacionar com outras pessoas e grupos.

O conflito intrapessoal (consigo mesmo) é refletido nos relacionamentos com os outros. Todo “indivíduo problema” é um indivíduo com problema. As pessoas que “machucam” as outras, com frequência, são pessoas “machucadas” porque só é possível dar aquilo que tem.

Acredito que o líder não deve ser o pilar da equipe e sim um facilitador, o “óleo da engrenagem”, desta forma, os colaboradores serão valorizados e motivados a produzirem com qualidade. A pessoa que comanda e coordena precisa conhecer seus próprios limites e potenciais, como também, deve conhecer bem sua equipe de trabalho para que consiga reconhecer os recursos pessoais e estimular os indivíduos a superarem suas dificuldades.

Liderar significa inspirar, motivar pessoas e projetos. Faz-se necessário animar e vitalizar as ações, sobretudo, investir no potencial de cada colaborador.

Segundo a empresária Luiza Helena Trajano é importante cuidar das pessoas porque equipe feliz vende melhor.

O líder assertivo entende que colaboradores valorizados e motivados terão mais possibilidades de encontrar propósitos que convirjam valores pessoais com valores da empresa. Os lucros serão consequência natural. E ai? Você valoriza o que as pessoas têm ou o que elas não têm? Seja um bom líder!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.