Os 4 Princípios do crescimento pessoal

“A Mudança é automática mas o progresso precisa ser planejado” Antony Robins”

Nós fomos feitos para autorrealização; tanto pessoal como profissional. Quando estamos empreendendo uma jornada de transformação, estamos em busca de desenvolver nossos potenciais e é isso que nos prepara para encarar os desafios da vida e aproveitar as oportunidades de promoção e realização, tanto em nossa vida pessoal e relacionamentos quanto em nossa vida profissional e financeira.

O que significa crescer neste contexto em que estamos falando? Significa desenvolver sua autoconsciência para tornar-se um ser humano melhor em seu caráter. Existem tipos específicos de crescimento, relacionamento, finanças, carreira, cada uma destas áreas tem suas habilidades para crescer porém os princípios são os mesmos. Independente da área, somos convidados pela vida, universo, Deus, enfim, no que você acredita, a crescer como pessoa. Por isso resolvi escrever estes princípios baseados em um dos maiores treinadores de líderes do mundo, Jonh C Maxwell e nos conhecimentos da Programação Neurolinguística. Coloque estes princípios em prática em sua vida hoje, e torne-se uma versão melhor de você mesmo em sua jornada de sucesso e felicidade.

1º Princípio – Propósito: o crescimento pessoal não é automático, precisa ser planejado e desenvolvido. A mudança é automática mas o progresso precisa ser planejado. Você precisa tomar a decisão de crescer ou o mesmo não acontece automático. Conheci uma pessoa que conseguiu mudar o próprio corpo tomando a decisão de fazer dieta etc; mas a mesma não decidiu mudar sua mentalidade pensando que “sou assim mesmo”; então, se podemos mudar nosso corpo, a partir de uma decisão, também podemos mudar a nossa mente. Existem três tipos de pessoas, as que não sabem o que fazer, as que sabem o que fazer mas não fazem, e as que sabem o que fazer e fazem. Tome a decisão de crescer e coloque-a em prática, ou as coisas vão mudar mas você pode não melhorar.

2º Princípio – Autoconhecimento: se eu não me conheço eu não sou capaz de mudar e crescer. Você não pode crescer se não for sincero consigo mesmo. Para se conhecer é preciso fazer uma análise sobre suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Existia uma mulher que vivia em uma casa pobre por trinta anos, até que descobriram por acaso que embaixo do terreno dela havia petróleo. Ela sempre teve uma riqueza em baixo de sua moradia mas vivia uma vida miserável porque nunca tinha explorado a fundo o seu terreno. Se você não explorar a fundo o seu “eu” não saberá o potencial que tem e talvez viva uma vida medíocre por causa disso. Busque o autoconhecimento. Descubra o que motiva você ou como você faz as emoções e comportamentos que deseja mudar ou modelar. Na PNL exploramos a modelagem dos comportamentos para que possamos transformar situações imitando este comportamento ou modificando ele para ajustar aos nossos objetivos. O autoconhecimento é a base do crescimento pessoal e profissional também.

3º Princípio – Desprendimento: o crescimento acontece quando estamos dispostos a abrir mão de algo para que o novo aconteça. As pessoas se prendem em um mundo de insatisfações porque não tem a coragem de abrir mão do que não as está satisfazendo. Vivem no mais ou menos com medo de que venha algo pior e acaba se privando de algo melhor. Muitos querem crescer mas não querem pagar o preço para isso. Quanto a vida está cobrando a você para que você vá para o próximo nível? É necessário ver o desprendimento como caminho para o crescimento. O que precisamos desprender é sempre algo interno; o externo é apenas um símbolo do que estamos realmente apegados. Você não está preso a um emprego medíocre ou a um relacionamento mais o menos, você está preso a uma ideia e emoção que te prendem a estas situações, quando você se desprende desta ideia, você se desprende da situação. O psicoterapeuta Victor Frankl disse que quando não conseguimos mudar a situação, está na hora de mudar a nós mesmos; O que você precisa desprender dentro de você para desprender-se de situações fora de você e dar espaço para o crescimento? Imagine-se em sua melhor versão e em um cenário ideal e você vai descobrir, em PNL chamamos isto de ponte ao futuro e estado desejado; esta comparação vai ajudar você neste processo.

4º Princípio – A Escada: o crescimento é desenvolvido através de uma estratégia passo a passo motivada por uma forte intenção. Se você não projetar uma estratégia para a sua vida você ficará apenas em sonhos e não crescerá. Descubra ou crie a sua escada de crescimento. Quais são os sete degraus que você precisa subir para alcançar o próximo nível em sua vida? Outra coisa é a motivação para subir as escadas; para motivar-se é preciso ver-se bem-sucedido em seu objetivo de crescimento; esta visualização do fim da escada será a sua motivação para subir cada degrau até o seu próximo nível.

Além destes princípios, busque a inspiração em pessoas que já subiram a escada do crescimento que você almeja, para que você desperte seus potenciais e inspire outros também neste caminho de crescimento rumo a autorrealização da qual todo ser humano é chamado a viver! Sucesso para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.