As vantagens de formalizar seu negócio

0

Atualmente, estamos vivenciando no Brasil um momento de forte incentivo por parte do Governo ao empreendedorismo. Esse investimento é facilmente observável na cidade de Juiz de Fora, apontada por estudos da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) como uma das cidades mais empreendedoras do estado de Minas Gerais.

Muitos desses negócios, entretanto, evitando a burocracia, permanecem na informalidade por um tempo considerável. Desse modo, acabam por se dar conta da importância da formalização somente no momento em que se vêem estagnados, sem a perspectiva de grande progresso. Isso ocorre porque uma série de barreiras lhe são impostas em decorrência de sua situação não regularizada.

Um empreendimento informal encontra, por exemplo, empecilhos à realização de parcerias, pois muitas empresas adotam a política de só realizar negócios com outras empresas devidamente registradas. Encontra também obstáculos às associações de classe e sindicatos, além de não ter acesso ao microcrédito e estar constantemente sujeito a confisco da Receita Federal.

Já o empresário que opta por regularizar a situação de seu investimento pode recorrer ao Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), que oferece linhas de crédito exclusivas aos micro e pequenos empreendedores. Além disso, goza também da possibilidade de contratação por órgãos do governo, participando de licitações, o que pode se tornar, a longo prazo, um grande diferencial para a empresa.

A formalização garante também segurança previdenciária para seus funcionários e para si, amplia a possibilidade de melhorias na estruturação interna e, a depender da modalidade empresarial praticada, possibilita que se usufrua da separação patrimonial, que representa uma grande segurança para o investidor, visto que protege o seu patrimônio pessoal de eventuais cobranças referentes à empresa. Por fim, a regularização do empreendimento auxilia no aumento da confiança de seus clientes e fornecedores, uma vez que notas fiscais poderão ser emitidas, garantindo os direitos de terceiros.

Desse modo, o empreendimento que se formaliza cria melhores perspectivas de crescimento e pode atingir os mais diversos setores do mercado, ampliando sua área de atuação e, consequentemente, contribuindo para o aquecimento da economia local, bem como para a construção de um ambiente propício à formação de novas iniciativas empreendedoras.

Camila Oliveira, Consultora de Projetos
Julia Nayra, Gerente da Vice-Presidência

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.