Quando digo que trabalho como Ghost Writer a pergunta seguinte é praticamente automática: ‘O que é isso? ’. A maioria das pessoas nunca ouviu esse termo, ou, se ouviu, ainda não sabe do que se trata. É por isso que escrevi esse artigo.
De forma simplificada, o Ghost Writer é um profissional da escrita que usa sua experiência e conhecimentos para escrever ‘a quatro mãos’, isto é, elaborar um material com quem o contratou.
Enquanto o autor se preocupa apenas com o conteúdo que deseja publicar, o Ghost Writer se encarrega de comunicá-lo da melhor forma possível. Quando a produção termina, o Ghost Writer saí de cena, fazendo valer a tradução, que quer dizer ‘Escritor Fantasma’.
Para ilustrar, vamos pensar em um exemplo bem simples: suponhamos que você precise de um projeto para sua nova casa. É provável que saiba os detalhes sobre o que quer, mas talvez não consiga organizá-los para que exista harmonia entre eles. Por isso, decide contratar um arquiteto. Esse profissional vai unir suas ideias ao conhecimento que tem para desenhar um projeto que reflita suas necessidades e gostos.
Assim como você contrata um arquiteto para desenhar o projeto de sua nova casa, você pode contratar um Ghost Writer para escrever seu novo livro ou qualquer outro material relacionado à escrita. Nos dois casos os profissionais usarão as habilidades que têm para produzir um resultado que você planejou.
Outro motivo que leva muitos a contratação de um Ghost Writer é a falta de tempo, predominante hoje em dia. Às vezes você possuí um material muito interessante, mas não tem tempo de se dedicar a uma pesquisa mais profunda ou as particularidades que cada projeto desses envolve. Se esse for o seu caso, já sabe com qual ajuda poderá contar.
Seja para escrever um livro, um discurso de formatura, homenagem ou até mesmo uma biografia, saiba que um Ghost Writer pode te colocar ‘no trilho certo’! Afinal, nós podemos dar vida aos seus planos.