Você prepara o seu cliente para a venda?

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Sabe aquela situação chata quando você entra em uma loja para olhar algum item que deseja comprar e vem logo um vendedor despreparado e inconveniente com alguma frase do tipo “esse é a sua cara!” ou “vai ficar bárbaro em você!”

E o que acaba acontecendo na maioria das vezes?

Você se sente desconfortável ou quando não constrangido e simplesmente vira as costas e vai embora, não é assim que acontece na maioria das vezes?

E assim lá se foi mais uma oportunidade de uma boa venda pela porta a fora, situações como essa ocorrem diariamente nos mais variados tipos de loja ou prestadores de serviços em diversos tipos de segmentos.

90% das pessoas hoje em dia pesquisam na internet antes de sair às compras

Neste artigo você vai entender:

  • Como os ambientes off-line e online devem interagir para o sucesso da compra.
  • A importância de se estar preparado para a execução de uma estratégia de vendas online.
  • Como a estratégia de vendas online pode impactar positivamente os resultados do seu negócio.
  • Como conduzir o seu cliente até o momento da conclusão da compra.

A experiência de compra do cliente no ambiente físico

Quando você entra em uma loja pode ser motivado apenas por interesse espontâneo simplesmente viu, gostou e criou interesse naquele exato momento ou porque viu algum anúncio, propaganda, chamada e já saiu orientado e decidido a comprar aquele item de seu interesse.

E é assim que acontece na maioria das vezes, ou a compra é por interesse espontâneo ou influenciada por algum tipo de mídia que foi trabalhada.

E nesse último caso todo um trabalho foi realizado para atrair um determinado tipo de cliente em potencial, toda uma estratégia de venda criada em torno daquele produto em específico com peças publicitárias, logos, outdoors, busdoors, propaganda em mídias televisiva, rádio, revistas, enfim todo um aparato elaborado, um pelotão de pessoas envolvidas fora o grande investimento financeiro realizado.

Toda uma preparação executada para que a equipe de vendas tenha o único e exclusivo trabalho de vender, mas para isso é preciso também estar bem preparado e treinado senão do contrário todo esse trabalho poderá se perder numa fração de segundos resumida e reduzida a uma infeliz abordagem de cliente totalmente equivocada e desastrosa.

A experiência de compra do cliente no ambiente online

Agora vamos trazer esse cenário para o ambiente online onde o trabalho pode ser muito mais simples, menos custoso e oneroso e principalmente muito mais rápido e eficaz.

Em primeiro lugar você pode criar uma presença online efetiva com mídias sociais, canal de vídeo e blog o que pode economizar e muito o seu tempo, energia e trazer retorno a um custo baixíssimo diante do grande potencial de retorno.

Segundo pode se criar toda uma estratégia de vendas online absolutamente rentável com enorme potencial de retorno simplesmente utilizando essas ferramentas de forma integrada, estratégica e inteligente.

E dessa forma ir preparando o cliente para a compra, conduzindo-o pelo funil de vendas (visitantes, leads, oportunidades, clientes), qualificando esse potencial cliente e direcionando a sua necessidade conforme o seu interesse de venda.

Mas cabe um alerta aqui de nada adiantará também todo esse trabalho e o encantamento do cliente no ambiente online se o ambiente físico quando for o caso não colaborar para finalizar e concretizar a venda.

Portanto, prepare sempre o seu cliente para a compra, no ambiente conduza-o, oriente-o, leve-o pela mão, mas não se descuide com os preparativos para o grande momento, principalmente se a conclusão de compra apenas acontecer no ambiente online. E para concluir, se possível busque superar suas expectativas sempre.

Resumindo:

1 – Não existem segundas chances para se causar uma primeira boa impressão.

2 – O interesse espontâneo do cliente pelo produto ou serviço é ouro.

3 – Até para “empurrar a bola para o gol” é preciso muito treinamento e entrosamento.

4 – Tenha uma presença online efetiva vai te economizar tempo e dinheiro.

5 – Invista em uma estratégia de vendas online bem elaborada.

6 – Qualifique e direcione o cliente para o produto que pretende vender.

Agora que você já sabe o que deve fazer para preparar o seu cliente para o grande momento que é a “compra” é só arregaçar as mangas e mãos à obra! Mas se ainda sim restou alguma dúvida faz o seguinte dá uma olhadinha no meu e-book “Marketing Online – Como Vender Todos os Dias”, confira mais dicas de como preparar o seu cliente para a compra e também sobre estratégias de vendas online.

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