Pós-venda
Vamos falar da cereja do bolo?
O pós-venda!
Sem sombra de dúvida o pós-venda se destaca como um grande desafio do comércio nos dias atuais.
Manter o cliente é uma conquista diária. Criar um vínculo com esse cliente passa por várias etapas. E o sucesso em fidelizá-lo precisa nos mover diariamente.
Criar estratégias de relacionamento com o cliente era um ato simples e corriqueiro num passado não muito distante no comércio.
O comprador tinha uma relação natural de amizade com o vendedor/gerente que o levava naturalmente a loja para uma visita ou um papo agradável.
E sem perceber este cliente era exposto aos produtos disponíveis na loja. A venda muitas vezes era uma consequência desta visita despretensiosa.
E nada mais satisfatório do que o cliente ter a certeza de que seu produto se encaixa com o perfil dele sem que ele seja convencido disto.
Com o passar dos anos essa relação se perdeu em grande parte do segmento no comércio. As relações tornaram-se superficiais.
E com isso há uma luta incessante nesse resgate.
Inicialmente é importante saber que esse relacionamento com o cliente precisa ser discreto e conquistado naturalmente. O perfil desse consumidor mudou. E ele não deseja uma abordagem exagerada e que seja exclusivamente voltada para as suas necessidades não próprias.
Conhecer o perfil do seu cliente é imprescindível para um bom relacionamento com ele.
A indicação de um questionário padrão ainda é discutido no mercado. Afinal nada mais desagradável que perguntas íntimas e sem fundamento.
Perguntas sutis e que podem nos levar a respostas de sucesso para que possamos traçar um perfil de necessidade desse cliente é o ideal para que possamos entrar em contato com ele assim que um produto do interesse e também da necessidade dele estiver disponível.
Conhecer também como este cliente gostaria de ser comunicado também.
Há clientes que preferem receber e-mails ou mensagens de textos breves.
Respeitar e entender a forma de se comunicar é uma arte.
Em tempos que a comunicação é quase que uma porta aberta, ser discreto ainda é um diferencial.
De forma rápida e certeira questione se esse cliente possui um perfil virtual de compra. Se ele acompanha as notícias e atualizações online. Isso irá facilitar sua abordagem.
Algumas pessoas ainda se impressionam ao receberem uma ligação no fim do dia.
Procure sempre manter seu cliente após qualquer venda. E o mais importante: transforme o consumidor passante em seu cliente. Mesmo que ele entre apenas para uma olhadinha em sua loja faça com que ele se sinta à vontade e curioso para voltar. Um marketing eficiente consegue deixar marcas positivas no subconsciente das pessoas. É como uma ligação de encontro X necessidade. Se um dia você precisar de um determinado item, irá resgatar em sua memória onde encontrar.
O cliente de uma venda simples de hoje pode ser o cliente fiel de uma vida inteira.
Um bom atendimento gera frutos para indicações futuras e um laço positivo.
Atender bem é sempre o ponto principal de partida. Receber um sorriso ainda é o melhor convite para um olá! E para um atendimento de primeira se lembre dos três pilares: Atenção, Educação e Descrição!
Uma equipe organizada e cheia de vontade é tudo que você precisa para começar!
Mãos à obra e boa sorte!