Quando contratar uma consultoria de marketing
Você tem dúvida se precisa de uma consultoria de marketing? Motivos não faltam, da falta de experiência à falta de capacidade das equipes e também da pouca aderência ao assunto em questão. Sobre o marketing digital, ainda pesa a constante mudança e a necessidade quase diária de estudar os algoritmos das redes sociais quem mudam com frequência e o mais importante, se sua empresa não está nas redes sociais o seu concorrente com certeza vai estar.
Obviamente, o momento adequado para contratar uma consultoria depende da realidade de cada empresa, tanto em termos de necessidades e objetivos como de capacidade de investimento. E este é um fato importante: uma consultoria deve ser encarada como um investimento sobre o qual você terá um determinado retorno, e não como uma despesa a mais da empresa.
O ponto inicial para decidir quando contratar é uma clareza sobre as reais necessidades e objetivos da empresa.
Um bom consultor ajudará a determinar objetivos mais importantes com base em onde uma empresa desejará estar em médio e longo prazo. Além disso, deixará claro que, o número de objetivos prioritários, em determinado momento será muito, muito reduzido.
Um profissional sério ajudará a decidir o que é prioridade: parar de fazer as coisas que são melhor realizadas por terceiros e focar no que realmente importa.
Muitos empresários, e, infelizmente, alguns consultores se concentram na geração de tráfego, cliques e curtidas quando a maior prioridade devem ser as fases de conversões da jornada do comprador. As métricas permitem entender melhor o desempenho e mensuram a melhoria do desempenho, diagnosticam pontos fracos e geram conhecimento para melhorar a eficácia.
Alinhe os objetivos de Marketing com os objetivos estratégicos da empresa. Manter o foco é chato, mas alguém precisa fazê-lo.