Você quer entregar cavalos ou carros aos seus clientes?
Algumas pessoas participam da história da humanidade, outras escrevem ela. De que lado você quer estar? A resposta a essa pergunta mostra que entregar ‘mais do mesmo’ pode não ser uma opção.
Um exemplo de empresário que realmente conseguiu deixar um legado foi Henry Ford. É fácil lembrar como ele conseguiu fazer isso, pois seu próprio nome deixa isso bem claro. Henry Ford escolheu fazer mais do que seus clientes esperavam e foi isso que o fez ser um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo.
“Se eu perguntasse aos meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido”.
Quando Henry disse isso, ele não queria destruir nossa capacidade de ouvir nossos clientes. Na verdade, ele estava querendo mostrar que muitas vezes a ideia de um empreendedor pode não ser prevista, ou, nem mesmo, compreendida pelos seus próprios clientes e, no final das contas, será isso que o fará ter sucesso.
A questão é que essa falta de expectativa pode ser o fator determinante para o seu sucesso.
Por isso, se você escolheu estar do lado dos que escrevem nossa história, é preciso tomar providências que envolvam superar quaisquer expectativas. Como fazer isso?
Tente enxergar o que os outros não enxergam, pois só assim conseguirá chegar aonde os outros ainda não chegaram. Se você está preocupado porque seu concorrente entrega mais rápido ou tem um preço melhor, você está pensando dentro da caixa e de uma forma um tanto quanto limitada. Seu valor não está apenas em serviços que seu produto exige que existam. Reconhecer isso é o que te fará forte.
Busque por um propósito maior que apenas gerar receita. Qual a finalidade da existência da sua empresa? Vender, pagar as contas e viver do lucro? Esse é o caminho certo para continuar sempre no mesmo patamar. Permita que sua empresa tenha um objetivo maior que tenha verdadeira relevância no mundo ao seu redor.
Nunca se feche a uma boa ideia pela falta de compreensão alheia. Se você quer entregar carros, muitos vão ser resistentes a sua oferta até que você prove a elas o quanto um carro é mais funcional que o melhor dos cavalos. Concentre-se em provar com resultados como sua proposta é boa, não em tentar convencer que aquele projeto vai dar certo.
Se você quer ser grande, não pense como a maioria, não concorde com a maioria, não seja a maioria. Se seguir a multidão desse certo, todos estariam fazendo história, não simplesmente passando por ela.