Os 10 mandamentos da qualidade – Parte II
Caro leitor, dando sequência ao tema, daremos sequência ao tema relacionado aos 10 mandamentos da qualidade.
Como disse nos artigos anteriores, o conteúdo de nossas colunas será sempre curto, objetivo, sem delongas, e com mensagens focadas em temas que possam ser colocados em prática no dia a dia das empresas e colaboradores, bem como dos profissionais que buscam o sucesso nos dias atuais. Para que o texto não fique muito extenso, aqui abordaremos os 5 mandamentos sequenciais (os primeiros 5 foram abordados no artigo anterior).
6 – Gerência de Processos
A empresa é vista como um grande processo onde cada um busca atender às necessidades dos que recebem os serviços / produtos, formando cadeias de clientes e fornecedores. Este grande processo se divide em processos mais simples, até a tarefa individual. Entra aí o conceito de cliente / fornecedor interno, cujo foco é o atendimento das expectativas e expectativas destes, tendo como objetivo a satisfação das necessidades e expectativas do cliente externo, ou seja:
Exemplo:
– Em uma fábrica de sapatos quem corta o couro é fornecedor de quem o costura (cliente) que por sua vez é fornecedor de quem executa a próxima etapa do processo e assim sucessivamente. Ao final teremos um calçado de qualidade para atender os consumidores (cliente final).
7 – Delegação
O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade atribuída a cada um. É fundamental delegar atribuindo responsabilidades, mas de forma coerente e eficaz, ou seja, transferir poder e responsabilidade a pessoas que tenham condições técnicas e emocionais para bem assumir o que lhes for delegado.
8 – Disseminação de Informações
A implantação da Qualidade Total tem como pré-requisito a transparência no fluxo de informações dentro da empresa. Todos devem entender qual é o negócio, a missão, visão, valores, política da qualidade, os grandes propósitos e os planos empresariais.
A participação coletiva na definição dos objetivos é a melhor forma de assegurar o compromisso de todos com sua execução.
A comunicação com os clientes efetivos ou potenciais é imprescindível. É importante transmitir a eles a ideia de missão da empresa, seus objetivos, produtos e serviços.
9 – Garantia de Qualidade
A base da garantia da qualidade está no planejamento e na sistematização (formalização / padronização) de processos, associada à gestão eficaz dos mesmos.
Esta formalização estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil acesso e entendimento, permitindo aos responsáveis pela execução dos processos identificar o caminho e a forma correta de executá-los.
O registro e o controle de todas as etapas relativas ao processo de produção proporcionam maior confiabilidade ao produto / serviço.
10 – Não Aceitação De Erros
O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser o de “zero defeito”. Este princípio deve ser incorporado à maneira de pensar de colaboradores e dirigentes, na busca do máximo de perfeição possível em suas atividades.
Desvios podem e devem ser medidos para localizar a causa principal do problema e planejar ações corretivas.
Fica para vocês mais este aprendizado sobre qualidade e o desafio de reavaliarem os seus processos de atendimento a clientes, focando no atendimento das necessidades e expectativas dos mesmos.
Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso e um excelente ano de 2017,
Um grande abraço.