Presença Online: Saiba como construir a sua e começar com o pé direito no ambiente online
Para muitas pessoas ter uma presença no ambiente online se remete apenas a ter uma página em uma mídia social, canal de vídeo ou outra mídia qualquer e infelizmente existem profissionais e até mesmo empresas que tem a mesma convicção. O que eles não sabem é que ter uma presença online vai muito além disso, e hoje estar presente de forma efetiva e estratégica pode ser um grande diferencial para o resultado de qualquer empresa ou negócio principalmente se o objetivo for aumentar vendas ou volume de negócios.
Neste artigo você vai saber como começar sua caminhada com o pé direito no ambiente online construindo uma presença online realmente efetiva e de forma estratégica. Vai saber quais ferramentas deve utilizar, quais mídias deve se cadastrar primeiro e principalmente como começar a utilizar ambas na construção de sua presença online.
Mas por que construir uma presença online é tão importante?
Em primeiro lugar porque a construção de uma presença online efetiva é a base para construção de algo ainda mais importante que é a sua Autoridade no ambiente online, mas é algo que vamos falar em um próximo artigo. Em segundo lugar você já deve ter ouvido ou até mesmo você acredite que é muito mais fácil confiar, fazer negócios ou mesmo manter um relacionamento seja qual for a natureza com alguém que já conhecemos concorda? E em se tratando de ambiente online não poderia ser diferente já que algumas pessoas ainda têm muito tem receio em realizar qualquer tipo de negócio ou transação através deste canal. E justamente para quebrar essa primeira barreira, essa primeira objeção seja de clientes ou potenciais parceiros que a construção de uma presença online efetiva pode auxiliar.
A estratégia multicanal
E quanto mais as pessoas te perceberem como alguém que conhecem, como alguém familiar mais fácil fica essa missão, mas e como fazer isso? O primeiro passo é trabalhando algo que chamamos de estratégia multicanal, que consiste em trabalhar a sua presença em mais de um canal de contato fazendo com que as pessoas possam encontra-lo mais facilmente, conheçam suas ideias, propostas, produtos e serviços.
Mas como funciona a estratégia multicanal
A estratégia multicanal consiste em disseminar o seu conteúdo, produtos, serviços em diversas frentes e dessa forma trabalhar o seu posicionamento de mercado e a percepção do público com relação ao seu negócio.
E quais seriam esses canais?
Quando falamos em disseminar em diversas frentes estamos falando em trabalhar não só mídias sociais, mas também outras ferramentas de mídias, além de um trabalho no ambiente off-line. Para deixar mais claro e facilitar a compreensão listamos abaixo uma relação dos canais que devem ser trabalhados:
- Youtube
- Blog
- Eventos
- Palestras
Trabalhando os diversos canais facilitará não só a comunicação com o público, mas também a sua interação. Aliado a isso você estará trabalhando o seu posicionamento e a percepção do público a seu respeito, o que servirá de base para a construção da sua Autoridade online e o mais importante, quanto maior for a sua autoridade, menores serão as objeções do público e maiores serão as chances de vendas para esse público.