Você consegue se imaginar gerindo uma empresa que você não conhece? Que não sabe sequer qual a razão de sua existência? Por que ela veio ao mundo? Qual foi o objetivo a ser alcançado quando criada? Sem metas a serem alcançadas? Sem rumo ou um caminho a seguir? Sem definição de como ou a quem atender durante a sua existência?
Caso isto esteja acontecendo durante seu processo de gestão, acredite, você pode estar fadado ao fracasso. A falência de sua empresa é uma questão de tempo…
A alternativa será a criação de um planejamento estratégico para sua empresa.
– O planejamento estratégico de uma empresa é composto por uma série de ações que utilizam processos metodológicos para, dentro de um contexto, definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões visando atingir objetivos, a fim de alcançar o sucesso.
Inicialmente você terá que estabelecer algumas definições básicas para o processo de planejamento estratégico conforme a seguir:
MISSÃO:
– A missão de uma empresa é a forma de definir e expressar a razão de sua existência. Ela orienta e delimita a ação da empresa, definindo a que ela se propõe. Define como a organização pretende alcançar sua visão no dia-a-dia. Ela expressará aos seus clientes (atuais ou potenciais) qual é a essência de sua empresa e como esta realiza seus negócios.
Exemplo: MISSÃO Mc Donald’s
Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.
VISÃO:
– A visão é a afirmação do que se deseja e espera que a empresa seja no futuro. Deverá ser a mais específica possível, podendo comportar dados relativos a cultura, clima organizacional, metas financeiras e organizacionais, porte, localização e atuação. Deve considerar com riqueza de detalhes o que se deseja para o futuro da organização.
Exemplo: VISÃO Mc Donald’s
Duplicar o valor da companhia, ampliando a liderança em cada um dos mercados.
VALORES:
– Os valores são a expressão das crenças, ou seja, aquilo em que acreditamos e que definem nossas ações, e a das empresas que representamos, no dia a dia. São os valores que não abrimos mão em hipótese alguma para alcançarmos nossos objetivos.
Exemplo: VISÃO Mc Donald’s
Qualidade, serviço & limpeza aos clientes; incentivar o espírito empreendedor; compromisso com as pessoas, maximizar rentabilidade das operações; contribuir com o desenvolvimento das comunidades em que atuam.
– E como complemento é fundamental que se planeje a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com o consequente estabelecimento de uma política da qualidade, ou seja:
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
O objetivo principal e básico de uma empresa é administrar o negócio tendo como o centro de atenção os Stakeholders.
Os stakeholders são os clientes, os empregados, os acionistas, os fornecedores e a sociedade.
Os vários meios de satisfazer os Stakeholders podem ser atingidos por meio da implementação da Gestão pela Qualidade Total. Entretanto isto dificilmente é atingido através de esforços isolados de melhoria, realizados por pessoas ou grupos dentro da Organização. É necessário adotar-se uma filosofia de administração expressa através da Gestão pela Qualidade Total.
Uma das formas de se iniciar o alcance deste objetivo é definindo a POLITICA DA QUALIDADE de sua empresa…
POLITICA DA QUALIDADE
– A Política da Qualidade tem como função esclarecer os objetivos de uma organização diante de seu foco principal, que é a de uma empresa preocupada em atender às necessidades e expectativas dos Stakeholders (clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores e sociedade).
Abaixo seguem itens geralmente abordados em políticas da qualidade de algumas empresas:
SATISFAÇÃO DO CLIENTE
É certo que a empresa deve continuamente buscar satisfazer seus clientes, porém este item deverá estar no compromisso e no real funcionamento da empresa, não em um quadro preso na parede.
É de fundamental importância para um programa de qualidade a integral satisfação do cliente (interno e externo).
É a opinião do mesmo que revela a medida certa da qualidade dos processos, produtos e serviços oferecidos pela empresa.
É necessária a abertura de um canal de comunicação com os clientes para que possamos avaliar o seu grau de satisfação e a partir disso atuarmos como profissionais competentes na busca da melhoria contínua.
É importante definir, dentro de seu ramo de atividade, quais os pontos críticos para o atendimento adequado das expectativas de seus clientes e perguntar aos mesmos qual o nível de satisfação em relação à sua empresa.
DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DE SEUS COLABORADORES
Aplicar esta ideia em uma política pode ser considerado um compromisso, porém o que se nota é que muitas empresas esquecem de que o processo de capacitação deve ser contínuo e implementado todos os dias. É importante se entender que treinar é educar, e a educação é composta por ensinamentos que se repetem diariamente, compondo as fases de um processo de aprendizado. Diante disto, nunca esqueça de que, capacitar é dividir conhecimento, capacitar é avaliar ações, capacitar é envolver-se e, principalmente, dar exemplo.
APLICAÇÕES DE NOVAS TECNOLOGIAS
Considerar o tema “Desenvolvimento” com base em tecnologias é um ponto de extrema relevância uma vez que a evolução da mesma permite ganhos em qualidade e produtividade. Importante se faz descrever como esta busca contínua pela evolução tecnológica se dará dentro da Organização, considerando que as novas tecnologias deverão ser aplicadas em prol do atendimento dos requisitos e especificações de mercado, buscando ao mesmo tempo atender aos seus clientes internos e externos.
MELHORIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Alcançar a melhoria contínua não é algo simples e que se consegue sozinho. É um processo que não tem fim, e para tal é necessário estabelecer metas de desempenho, sem esquecer que recursos são fundamentais para que alguém alcance qualquer meta.
TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
Com certeza esta é a mais sonhada. Como se transforma um ambiente de trabalho? Entendemos que o ambiente de trabalho está relacionado ao bem-estar de seus colaboradores (clientes internos), portanto deve-se partir do princípio de que eles têm necessidades e expectativas, e estas serão conhecidas e atendidas.
QUALIDADE BASEADA NO PIONEIRISMO
Entendo que o pioneirismo é ter um histórico com base em iniciativas em seu ramo de atuação, gerando exclusividade (mesmo que momentânea) em seu negócio, porém não é o suficiente para comprovar ou provar que sua empresa alcançará 50 ou 100 anos de existência somente por isso. Existem centenas de incorporações com mais de meio século de história e em seu currículo uma grande e considerável mancha de administração por terem parado no tempo e não considerado a necessidade de inovação, portanto, estabeleça uma meta em que seu pioneirismo esteja objetivando a busca pelo desenvolvimento da melhoria constante.
- Independentemente de sua Política da Qualidade, busque aprimoramento além destas metas. Desenvolva a cada dia seu foco principal, que é o de tornar sua empresa competitiva, baseada na ética e no melhor desempenho de seu sistema organizacional.
Segue como exemplo a política a qualidade da Coca-Cola Brasil…
A política de gestão da qualidade da Coca-Cola Brasil, que assegura a excelência de seus produtos, é baseada em sete princípios. São eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, tomada de decisão, melhoria contínua e gestão de relacionamento.
Estes são efetivamente os primeiros passos para um adequado planejamento estratégico em sua empresa, lembrando da necessidade de planejar e empreender ações, mobilizar recursos, e tomar decisões adequadas visando atingir objetivos propostos, a fim de alcançar o sucesso.
Lembre-se, conforme apresentado nas matérias anteriores, uma empresa de sucesso tem como foco principal a satisfação das necessidades e expectativas de seus clientes. A sua tem este foco?
Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso,
Um grande abraço.