Você está pronto para a qualidade?

0

Diante das mudanças impostas pelo mercado, do foco no empreendedorismo e inovação, e da exigência dos clientes, você está pronto para encarar as mudanças e implantar um programa de qualidade em sua empresa?

Um Sistema de Gestão da Qualidade daria certo em sua empresa?

Antes de mais nada é preciso avaliar até que ponto você está preparado para as mudanças. Lembre-se de que o empresário tem que lidar com o processo de transformação organizacional.  Deve haver uma quebra de paradigmas e um comprometimento geral para com a implantação deste programa voltado para a qualidade.

Descrevo abaixo algumas situações que podem surgir quando da implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Para cada situação existe uma resposta satisfatória e duas que seriam reações comuns, e que colocariam em risco o sucesso da implementação deste programa.

Leia, analise cada uma das soluções, pense no que faria de fato e assinale uma das alternativas. Se a sua escolha “bater” com a solução adequada parabéns, caso contrário, reflita:

– Por que não fazer de outro modo?
– É necessário mudar?
– O que deve mudar?
– Como mudar?
– Quando mudar?
– Quem deve mudar ou ser responsável pela mudança?
– Onde efetuar as mudanças?
– Como efetuar as mudanças?

O que você responderia se alguém lhe perguntasse:

1ª Situação:

Como você pretende resolver as disputas de poder existentes entre os diversos setores e que certamente contribuirão negativamente para o sucesso do programa em questão?

  1. Que desenvolveria um programa de cooperação entre os setores, já que o sucesso do programa dependerá em parte da colaboração de todos os setores entre si.
  2. Que não hesitaria em demitir as pessoas que, porventura, tentassem dificultar o processo de implantação.
  3. Que estas disputas não iriam dificultar o processo pois cada setor irá implantar o programa integralmente não necessitando da ajuda dos outros.

2ª Situação:

Quais seriam os próximos passos da sua empresa na implantação do sistema de Gestão da Qualidade após as primeiras reuniões de sensibilização?

  1. Que a organização investiu muito tempo e dinheiro na sensibilização para o programa e que agora é com eles.
  2. Que acompanharia bem de perto o processo, implantando um programa que divulgue a visão da organização, premie as pessoas, transforme os processos e promova os resultados.
  3. Que não faria nada, a não ser cobrar os resultados do investimento.

3ª Situação:

Quanto tempo você está disposto a empregar no processo de implantação deste programa de qualidade na sua empresa?

  1. Nenhum, pois você tem medo que sua presença cause inibição no pessoal.
  2. Não muito, pois no momento você está muito atarefado, não podendo assumir este compromisso.
  3. O tempo que for necessário, sempre com dedicação e empenho.

Se suas respostas foram “a”, “b” e “c” respectivamente, parabéns, caso contrário, talvez seja hora de refletir.

Lembre-se, mudanças e melhorias não caem do céu, principalmente quando tratamos de cultura organizacional e quebra de paradigmas que entravam o sucesso das organizações. Tenha paciência, seja persistente, resiliente, objetivo, proativo e firme. Exerça sua função de líder na organização e adote a postura correta em prol da melhoria e sucesso de sua empresa!!!

Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso,

Um grande abraço.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.