Um conjunto de pessoas reunidas é apenas um grupo.
Um grupo com um líder é uma equipe.
Para quem já conheceu várias equipes, sabe que o estilo de liderança não é único em todos os lugares. Dentro de uma mesma empresa, podemos encontrar lideranças com estilos bem diversos e, às vezes, até conflituosos entre si. Há líderes e equipes que desempenham melhor suas funções através de uma liderança mais próxima de uma chefia, onde o líder manda e os liderados obedecem. Em outros casos, a equipe toma o protagonismo dos projetos e se torna mais eficaz.
Podemos destacar três estilos principais de líderes, conforme a orientação de sua liderança:
Autocrático – O foco está no líder e nos seus desejos. Sua equipe é orientada a obedecer e fazer tudo que foi decidido exclusivamente pelo líder.
Liberal – Neste caso, a equipe toma as decisões e o líder pouco influi no rumo, tornando-se coadjuvante no processo.
Democrático – Através de uma liderança participativa, o líder apoia a equipe para que as decisões sejam tomadas em conjunto. Neste caso, o líder trabalha com um facilitador do processo, dando o direcionamento e acompanhamento junto com seus liderados.
Conforme o nível de maturidade da equipe, pode-se escolher o melhor estilo de liderança. Em alguns casos, uma liderança autocrática se faz necessária para retomar o controle dos processos. Em outros casos, empoderar a equipe e permitir que se tornem protagonistas poderá trazer melhores resultados e maior engajamento.
Cabe ao líder ter a sensibilidade e experiência para determinar o momento de cada estilo. A hora certa de falar e a hora certa de ouvir.