A importância do fator humano na qualidade

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A qualidade pessoal é a base de todas as outras qualidades. O recurso humano é um patrimônio para qualquer departamento, empresa ou organização quando seus padrões de qualidade pessoal são elevados.

Quais as vantagens da qualidade pessoal para um indivíduo?

  • Confiança e respeito por parte das outras pessoas;
  • Aumento das chances de ser nomeado para funções desafiantes;
  • Aumento da produtividade;
  • Fortalecimento da autoestima;
  • Melhoria da qualidade de vida.

A expectativa do empresário e do empregado devem unir-se em prol do objetivo comum de progresso e desenvolvimento da empresa e de todos os seus integrantes.

Sentir orgulho por trabalhar em uma determinada organização e comprometer-se com a qualidade e objetivos da empresa é resultado de uma política de recursos humanos que dê a importância devida à contribuição dos funcionários e estimule a cooperação.

É praticamente impossível atingir bons resultados sem o comprometimento permanente dos recursos humanos integrantes de uma empresa. São eles os agentes transformadores, aqueles responsáveis pela implantação da qualidade na organização.

A motivação e preparação dos empregados com treinamento adequado é fator decisivo para o sucesso, a sobrevivência e o crescimento da empresa.

É imprescindível que os gestores tenham um levantamento periódico do clima organizacional da empresa com o intuito de verificar o bem-estar propiciado a seus colaboradores, e realmente percebido por estes, de forma a garantir e manter a automotivação e consequentemente a melhoria continua dos processos e resultados da empresa.

Uma forma de se avaliar a relação entre lideres e colaboradores, colaboradores e colaboradores, bem como o clima organizacional, é através da utilização da ferramenta “feedback 360º”. É claro que deve haver uma metodologia adequada para a realização desta ferramenta com vistas a evitar possíveis conflitos, retaliações, e outros problemas de cunho comportamental que possam inverter a qualidade do processo e dos resultados esperados. A sugestão é a contratação de uma empresa de consultoria especializada para a realização desta atividade.

Além disto, algo muito importante para a manutenção da autoestima, automotivação, produtividade e eficácia dos colaboradores é o investimento contínuo em capacitação, lembrando que esta deverá estar voltada para atividades inerentes a processos possivelmente realizados pelo mesmo dentro da organização ou que impactem positiva e diretamente no aspecto comportamental, para que tal direcionamento de recursos financeiros sejam realmente investimentos e não despesas sem qualquer finalidade de retorno positivo para a organização.

Lembre-se, conforme apresentado nas matérias anteriores, uma empresa de sucesso tem como foco principal a satisfação das necessidades e expectativas de seus clientes externos e internos, sendo estes últimos, seus colaboradores!!! A sua empresa tem este foco?

Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso,

Um grande abraço.

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