Os 10 mandamentos da qualidade – Parte I

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Caro leitor, dando sequência ao tema, vamos falar sobre os 10 mandamentos da qualidade.

Como disse nos artigos anteriores, o conteúdo de nossas colunas será sempre curto, objetivo, sem delongas, e com mensagens focadas em temas que possam ser colocados em prática no dia a dia das empresas e colaboradores, bem como dos profissionais que buscam o sucesso nos dias atuais. Para que o texto não fique muito extenso, aqui abordaremos inicialmente 5 dos mandamentos, dando continuidade aos demais em nosso próximo artigo.

1 – Total Satisfação Dos Clientes

O cliente é a pessoa mais importante para a organização. Tudo que a ele se relaciona torna-se prioritário. A total satisfação dos clientes é a mola mestra da gestão da qualidade. Os clientes são a própria razão de existência de uma organização. A empresa que busca qualidade estabelece um processo sistemático e permanente de troca de informações e mútuo aprendizado com seus clientes, transformando este feedback em indicadores de grau de satisfação do mesmo.

2 – Gerência Participativa

É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera compromisso de todos com os resultados. Novas ideias devem ser estimuladas e a criatividade aproveitada para o constante aperfeiçoamento e a solução de problemas. Dar ordens e exigir obediência cega é restringir ao mínimo o potencial do ser humano. No processo de qualidade total gerenciar é sinônimo de liderar. E liderar significa mobilizar esforços, atribuir responsabilidade, delegar competências, motivar, debater, ouvir sugestões, compartilhar os objetivos, informar, transformar grupos em verdadeiras equipes. É preciso eliminar o medo e passar a ouvir os subordinados.

3 – Desenvolvimento de Rh

As pessoas são o maior patrimônio que uma empresa pode ter. Podem até ser controladas através de normas rígidas, supervisão e fiscalização, mas nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que acreditam no trabalho e na organização em que trabalham. Programas de incentivo, motivação e treinamento podem propiciar ao empregado o sentimento de orgulho e satisfação em trabalhar na organização.

4 – Constância de Propósitos

A adoção de novos valores é um processo lento e gradual que deve levar em conta a cultura existente na Organização. Os novos princípios devem ser repetidos e reforçados. Estimulados em sua prática até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e continuidade. O papel da administração é fundamental no acatamento e na prática dos mandamentos da Qualidade Total. É preciso ter coerência nas ideias e transparência na execução de projetos.

5 – Aperfeiçoamento Contínuo

O avanço tecnológico, a renovação dos costumes e do comportamento levam a mudanças rápidas nas reais necessidades dos clientes. Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade, com o contínuo aperfeiçoamento, é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios. Não há mais espaço para acomodação, passividade, submissão, individualismo ou paternalismo. O processo empresarial está comprometido com a implantação de uma cultura de mudança, de contínuo aperfeiçoamento. Quando a empresa oferece mais do que lhe é cobrado, acaba por superar as expectativas e ganha a admiração dos clientes.

Fica para vocês mais este aprendizado sobre qualidade e o desafio de reavaliarem os seus processos de atendimento a clientes, focando no atendimento das necessidades e expectativas dos mesmos.

Reiterando o desejo de muito sucesso e um excelente ano de 2017,

Um grande abraço.

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