Com o que você é compromissado? E comprometido?

0

À primeira vista estas palavras podem parecer sinônimos que indicam se empenhar para realizar uma tarefa, mas a verdade vai além deste pensamento.

Em uma reunião do Multimulher aqui em Juiz de Fora, uma das participantes levantou esse tema citando uma ilustração que vou gostar muito de contar para você, com as minhas adaptações.

Um prato que muita gente gosta é o tal de bife a cavalo (confesso que eu não conhecia o nome). Resumindo, trata-se de uma receita composta por um bife e um ovo em cima. As fotos são tentadoras!

Saindo da gastronomia e voltando para nossa pauta, podemos entender neste exemplo a diferença dos termos compromisso e comprometimento. Enquanto a galinha teve o compromisso de oferecer os seus ovos para o prato, o animal que se tornou bife teve comprometimento.

Consegue captar a essência? Muitas vezes estamos apenas compromissados com nosso trabalho e, até mesmo, com nossa vida pessoal. Fazemos nossa parte, que é vista como importante, mas sabemos que ainda temos capacidade de fazer bem mais do que oferecer ovos nesta receita.

O seu grau de comprometimento é o termômetro que mostra se algo realmente vale a pena. Afinal, ninguém entrega suas coisas mais importantes para um propósito sem valor! Por isso, se você perceber que está sendo apenas compromissado em algo reveja seus valores. Pode ser que alguém esteja sendo comprometido com você e você não tem retribuído da mesma forma.

O contrário também serve: perceba se você está abrindo mão de suas preferências e vontades sempre. Pode ser que quem está trabalhando com você esteja apenas compromissado e isso precisa mudar!

Para fecharmos essa reflexão convido você a pensar quais são as tarefas que merecem mais seu comprometimento. Você tem dado prioridade a elas? Ou as deixa para outra hora, porque, apesar de serem importantes para você é preciso fazer primeiro aquele compromisso do outro?

Seus planos só vão dar certo se seu comprometimento estiver nas coisas certas. Não deixe que compromissos te afastem do seu propósito!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.