Você tem dúvidas de como produzir um bom conteúdo de marketing digital para as suas redes sociais? Vou dar algumas dicas para ajudar você nessa “missão”.
Antigamente acreditava-se que as palavras-chave eram a única coisa necessária para que um texto rankeasse (no Google)
Sabemos que esse tipo de ação já não funciona mais. Porém, as palavras-chave continuam sendo importantíssimas para a produção de um bom conteúdo de marketing digital.
As palavras chaves são a expressão da dúvida que a persona tem quando quer encontrar uma resposta específica. E quando usadas da maneira adequada, tem como objetivo sanar as dúvidas do seu público.
Com as constantes atualizações do algoritmo do Google, cada vez mais o conteúdo de qualidade, com valor semântico, é valorizado.
Portanto, usar as palavras-chave no conteúdo significa apenas que você está escolhendo um objetivo para o seu texto, ou seja, você está definindo que aquela peça específica vai solucionar aquela dúvida que é transmitida por meio da palavra-chave.
Veja algumas dicas para onde utilizar a palavra-chave na estrutura:
No primeiro parágrafo do texto, na introdução;
Em pelo menos um intertítulo (se possível, no primeiro);
Ao longo do texto, de maneira natural;
No caso de textos de 500 palavras, recomenda-se cerca de 3 vezes.
Na conclusão, no CTA.
Mas, lembre-se: esta estrutura acima não é nenhuma regra!
Ela serve apenas como uma orientação para o uso de palavras-chave adequado, mas o seu foco principal deve ser escrever textos que tiram a dúvida da sua persona.
Outras dicas para um bom conteúdo, pesquise o que a sua concorrência está produzindo
Então, antes de simplesmente começar a escrever conteúdos de marketing digital, procure ver o que já foi produzido sobre o assunto e procure temas novos e inovadores.
Algumas das orientações para seguir são:
Escreva frases e parágrafos curtos para facilitar a leitura;
Utilize métodos de formação para atrair a atenção do leitor para pontos específicos do seu texto, como negrito, itálico e sublinhado;
Divida o texto em intertítulos para fazer com que quem estiver lendo consiga assimilar a sua linha de raciocínio com mais facilidade;
Faça linkagens para outros artigos do blog para que o leitor possa expandir o seu conhecimento sobre o assunto a partir do seu texto;
Utilize linguagens persuasivas no momento de convidá-lo a tomar uma ação, como no CTA, por exemplo.
Última dica e muito importante: leia, releia e leia mais uma vez. Para revisar de uma maneira um pouco menos viciada, quando terminar de escrever o seu texto, dê uma pausa.