Ferramentas da Qualidade – Gut (Gravidade, Urgência e Tendência)

0

GUT significa gravidade, urgência e tendência. São parâmetros utilizados para se estabelecer prioridades que envolvem muitas questões, onde a mistura de problemas gera confusão. Neste caso, é preciso separar cada problema que tenha causa própria.

Uma vez listados os problemas é hora de definir qual a prioridade na solução de cada um deles através das seguintes perguntas:

  • Qual a gravidade do problema? Que efeitos surgirão a longo prazo caso o problema não seja corrigido? Qual o impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados?
  • Qual a urgência de se eliminar o problema? A resposta está relacionada com o tempo disponível para resolvê-lo.
  • Qual a tendência do problema e o seu potencial de crescimento? Será que o problema se tornará progressivamente maior? Será que tenderá a diminuir e/ou desaparecer por si só?

Objetivando facilitar este trabalho de priorização foi criada uma tabela denominada “Matriz de Prioridades GUT”, que contém diferentes graduações de respostas às perguntas acima, onde cada qual recebe uma determinada pontuação de acordo com o seu grau de prioridade, conforme a seguir:

Ao terminar a avaliação de todos os problemas faça a multiplicação dos pontos obtidos (GxTxU) para cada problema. O resultado corresponderá ao total de pontos de cada problema.

Em seguida faça a classificação das prioridades escrevendo o número 1 em frente do problema que obtiver o maior número de pontos e assim, sucessivamente, até aquele que obtiver o menor número de pontos, o qual será considerado o problema de menor importância.

Exercício: Aprenda a praticar o GUT

Leia a história a seguir e procure identificar os problemas encontrados no texto. Em seguida faça uma avaliação da Gravidade, Urgência e Tendência de cada um deles através da Tabela GUT, classificando-os de acordo com a sua prioridade.

O DRAMA DO MEU CALHAMBEQUE

“Meu automóvel, que atinge este mês a marca de 180.000 quilômetros rodados tem me deixado cada vez mais apreensivo. O para-lama dianteiro está amassado e começa a apresentar alguma ferrugem. De minha parte não tomei nenhuma atitude embora o conserto não seja caro.

As pastilhas de freio estão gastas e, como se sabe, nessas condições o freio pode apresentar um sério risco. Um descuido maior e, além de danificar o disco de freio, posso sofrer um acidente, tornando as coisas muito mais sérias.

Olho para os pneus. Meu Deus, que milagre! Após rodarem pelo menos 90.000 quilômetros, estão quase um espelho de tão lisos.

No interior do carro o estofamento do meu banco, embora não custe caro, precisa ser recosturado. Cada vez que me sento, lá se vão mais alguns pontos da costura.

Além da lâmpada do teto estar queimada, as lâmpadas de freio também não estão funcionando. Não tenho ideia clara se isto é importante pois, afinal, nunca me dei conta se elas funcionavam ou não.

Tenho sentido muita dificuldade de engatar algumas marchas com o carro frio e isto decididamente não é normal. Para insatisfação do meu bolso, o carburador está entupido, o que faz com que o consumo tenha aumentado assustadoramente, pois tenho de manter o motor em rotação elevada.

Com pouco dinheiro de sobra e na impossibilidade de ficar sem o veículo, que é meu “ganha pão de cada dia”, preciso tomar muito cuidado para só gastar naquilo que for muito importante. Acho que um GUT pode me ajudar bastante na solução deste difícil problema.”

A definição das pontuações acima depende dos conceitos de cada indivíduo ou grupo que estiver analisando o caso.

Na matriz acima o autor utilizou seus critérios pessoais e em função da análise de fatores externos, como a possibilidade de acidente por falta de sinalização ao pisar no freio, bem como possibilidade de multa de trânsito, devidos à lâmpada de freio queimada, optou por redefinir o resultado das prioridades, devendo ser considerado como decisão final as alterações apresentadas nos parênteses.

Com isto fica facilitado o processo de tomada de decisão quanto a que ação realizar em primeiro lugar e assim sucessivamente, lembrando sempre que esta ferramenta auxilia a tabulação das prioridades, mas não define nem toma as decisões, afinal, estas são de responsabilidade do gestor, de acordo com suas premissas e particularidades.

Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso,

Um grande abraço.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.