Conheça os maiores desafios que os profissionais liberais enfrentam

0

Desde o último artigo que escrevi para Revir Negócios, estou falando em especial para você que é profissional liberal. O grande motivo para isto é estar percebendo uma enorme quantidade de profissionais sendo lançados a cada período no mercado, muitos extremamente qualificados e tendo dificuldades de encontrar os resultados esperados muitas vezes durante anos. Tenho certeza que você conhece alguém nesta situação ou talvez seja você mesmo o protagonista desta história. O que me faz ter certeza de que estou falando de algo próximo a você, é porque esse é um assunto cultural em nossas formações acadêmicas ainda deficientes de áreas fundamentais ligadas a relacionamentos e a gestão da carreira como um negócio.

Não adianta ser um grande especialista com vastos conhecimentos em medicina por exemplo, se não sabe lidar com pessoas, se não tem capacidade de empatia e se sua presença em nada cura na emoção de seus pacientes, mas também não adianta ter estas habilidades e não souber se vender, não se colocar com estes diferenciais no mercado possibilitando um raio de alcance maior e cada vez mais sustentabilidade, visibilidade e possibilidade de contínua atualização e desenvolvimento do seu NEGÓCIO. Parece feio falar assim, NEGÓCIO, mas é negócio também, é venda também, é responsabilidade em manter-se atualizado no que faz e isto é custo, é uma questão de sustentabilidade, realização, sucesso e também de contribuição responsável em sua área com seus diferenciais que precisam ser mantidos em alta.

É hora de falar sério, de colocar as coisas para acontecerem e não desistir de fazer dar certo sua carreira que custou anos de inúmeros investimentos e que são fonte de solução para inúmeras pessoas que precisam do seu trabalho, do seu perfil profissional, de você!!! Você está pronto para virar o jogo e vencer seus desafios? Então vamos lá! Hoje a formação do ser humano precisa ser integral. É necessário para começar o autoconhecimento. Investir no autoconhecimento faz o ser humano saber quais são seus objetivos, suas habilidades, competências e também seus desafios, sabe onde estão seus diferenciais competitivos, seus objetivos, onde precisa se desenvolver, o que o ameaça e que por isso precisa ser fortalecido, amadurecido, neutralizado ou se possível, eliminado. Ele sabe o que o motiva, seus ideais e propósitos e o que o faz agir a cada manhã, sabe o que fazer para atingir suas metas. Quando não se tem estas respostas, busca-las é o mais sábio a fazer, pois estas estradas do autoconhecimento estão cada vez mais possíveis de serem trilhadas e podem fazer toda diferença entre uma história de frustrações e uma história de sucessos.

Outro grande desafio, vem também desta visão extremamente técnica que trazemos do mundo acadêmico, voltada apenas para nossas áreas de atuação, mas desprovidas da visão da carreira como um negócio. Este é um dos maiores desafios, pois grandes possibilidades e carreiras se perdem por estarem sem saber como entrar em um mercado em constante mutação, que exige cada vez mais profissionais capacitados em inúmeras áreas, com no mínimo, inteligência de negócios, financeira, de marketing e de vendas bem desenvolvidas.

Como podemos analisar juntos, muito há para se desenvolver e complementar o que falta para levar os resultados para níveis mais altos. O primeiro ponto de todo sucesso é trabalhar o homem, o profissional que precisa estar pronto para se abrir aos novos conhecimentos, e o coaching executivo é o caminho para trabalhar desde o autoconhecimento existencial, que é a base que possibilita todo desenvolvimento, até o autoconhecimento estratégico que habilita o profissional a ser o gestor de seu NEGÓCIO e fazer dele um sucesso. Partindo daí, estando esta mente aberta e trabalhada para fazer acontecer, vem o alinhamento estratégico do negócio que é nada mais nada menos que fazer com o negócio o que foi feito com o profissional, dar diretrizes, significados, propósitos, caminhos, planejamentos e ações que darão um sentido rumo ao alvo no menor tempo possível. É sair do campo dos sonhos e entrar em ação com ferramentas, gestão do modelo de negócios, do propósito, dos talentos disponíveis, do tempo, dos alvos e dos resultados de forma específica, sustentável, mensurável, viável e com prazos definidos. Na verdade, desejamos muitas coisas, podemos muitas coisas, mas fazemos pouco o que realmente precisa ser feito para chegarmos no próximo nível. Existem caminhos, mas envolvem mudanças e aprendizagem contínua e específica para cada desafio.

“Insanidade é continuar a fazer as coisas da mesma forma e esperar um resultado diferente”? Já dizia Albert Einstein

Quando você muda, o mundo muda! Sei que já conhece esta frase, mas te pergunto, está esperando o que para mudar?

Conte comigo em sua caminhada de sucesso! Forte abraço!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.