Você sabia?

0

Sabia o quê?

Neste artigo você vai aprender um pouco mais sobre um elemento que pode te ajudar – e muito – a manter a atenção dos seus leitores ou ouvintes: a curiosidade.

É de conhecimento de todos que o ser humano é curioso por natureza, alguns mais e outros menos, mas todos são. A questão é saber despertar esse instinto nos outros. Você vai descobrir três dicas de como fazer isso, ou melhor, quatro dicas: a mais eficaz de todas vou deixar para o final.

Conte uma história

Quem gosta de uma boa história? Todos nós. Parece até mesmo automático: alguém começa a contar um acontecimento e nós redobramos a atenção. As pessoas se atraem por um enredo e ficam presas pela curiosidade que ele desperta. A mente começa a projetar imagens de como aquilo aconteceu e você ganha a atenção que tanto queria!

Faça as perguntas certas

As perguntas movimentam o mundo, não suas respostas. Isso porque, muitas vezes uma pergunta retorica é bem mais eficaz do que um questionamento fácil de ser respondido. Crie perguntas que faça com que o outro procure inúmeras respostas e se interesse em saber qual vai ser a sua – mesmo que você não dê nenhuma. Falando nisso, qual foi a última vez que você mudou a vida de alguém por meio do que disse ou escreveu?

Faça promessas

Prometa que ele sairá da leitura com um conhecimento a mais, que será diferente de tudo o que ele já ouviu sobre o tema, que a partir do final daquela leitura ele será capaz de fazer algo que antes não sabia que podia… Mas, muita cautela: apenas desperte a curiosidade de alguém assim se tiver a plena certeza que poderá cumprir sua promessa.

A última e mais importante dica

A verdade é que a melhor dica para despertar a curiosidade eu dei no início deste texto: diga que reserva algo importante para o final. Isso prende a atenção do seu ouvinte/leitor e faz com que ele não abandone sua fala.

Você viu neste artigo dicas importantes para usar em sua escrita (artigos, matérias, livros) ou fala (palestras, diálogos, venda). Mas tenha em mente que a curiosidade é uma arma poderosa e, como qualquer outra, se não for corretamente manuseada pode disparar contra você. Por isso, atente-se as instruções dadas aqui sobre como usá-la e treine. Nada que um bom treino não possa resolver!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.