Vendedor bom é vendedor preparado

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Você se considera um bom vendedor?

Bem, se você acha que vender não é sua função, sinto lhe informar, mas você está errado. Somos vendedores a todo momento, mesmo que você se negue a concordar.

A verdade é que quando você se apresenta para alguém, você está vendendo sua imagem. Quando você fala sobre sua empresa, você está vendendo seu negócio. Quando você expressa sua opinião, você está vendendo uma ideia. Ainda não concorda comigo? Leia este artigo até o final e me diga se sua opinião passou por algum ajuste.

Por muito tempo, acreditamos que vendedor era aquela pessoa atrás do balcão, que tirava nossas dúvidas e nos apresentava o que precisávamos e que, caso fosse muito bom, nos fazia sair estabelecimento com mais do que havíamos procurado. Este conceito já mudou.

Na era em que vivemos, todos precisam aprender a ser vendedores, porque o que mais vale é a confiança e pessoalidade, não uma série de especificações sobre o produto. O que quero dizer com isso?

Quero dizer que alguém que precise do seu serviço/produto nem sempre vai procurar diretamente um vendedor; ele pode procurar qualquer um da sua empresa com o qual tenha afinidade e isso pode incluir você.

O que acontece quando não se está preparado? Isto mesmo, nada. Você pode redirecionar aquele interessado para um vendedor e o calor daquela compra pode se perder junto com a sensação de falta de exclusividade.

As pessoas querem sentir confiança, é por isso que, ao buscar uma empresa de marketing digital, por exemplo, elas vão pedir, no meio de um churrasco com os amigos, indicação da sua empresa simplesmente porque a amiga trabalha lá. Não importa qual função que aquela sua funcionária exerça, se ela não souber falar do seu negócio, você terá menos um cliente sem ao menos saber o que aconteceu.

As vendas do seu negócio são o impulsionador do seu crescimento, então, se você almeja amplificar seus resultados, comece mudando seus conceitos e aceitando que é necessário saber vender. Entenda que sua receita é resultado disso e que dentre todos os outros concorrentes existentes e que ainda vão existir, você só poderá se destacar pelo relacionamento que criar, porque vender qualidade já se tornou obrigação.

Quanto menos preparado você acreditar que precisa ser, menos potencial seu negócio terá. Não há mais espaço para amadores. Vender é função de todos que querem ver o sucesso do seu negócio!

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