O que é desperdício?
Desperdício é todo e qualquer recurso que se gasta na execução de um produto ou serviço além do estritamente necessário (matéria prima, materiais, tempo, dinheiro, energia, etc…).
É um dispêndio extra acrescentado aos custos normais do produto / serviço, sem trazer qualquer tipo de melhoria ao cliente.
Cabe ao empresário, com ajuda dos empregados devidamente comprometidos com a qualidade, identificar os prejuízos inerentes aos processos organizacionais e analisar, propor soluções e implanta-las de forma eficaz visualizando sempre a aplicação do ciclo PDCA.
Como localizar o desperdício?
Desperdício de matéria prima:
- O uso de materiais com características superiores ou inferiores às necessidades significa desperdício pois:
- Se superior ao material adequado pode significar maior investimento para o mesmo resultado.
- Se inferior ao material adequado pode não atender às necessidades do cliente e trazer perda total do produto ou exigir reparos
- Quantidade incorretas de material constituem também desperdício pois:
- Sobra ou excesso não garante a qualidade do produto e requer esforço extra para ser retirada.
- A escassez de material pode prejudicar a fabricação do produto ou execução do serviço e alterar características ou estrutura.
Desperdício de mão de obra:
- Subutilização reduz produtividade e aumenta custo
- Superutilização, se ocorrer por muito tempo, pode causar estresse e favorecer falhas e erros.
- A falta de capacidade exige treinamentos extras, acompanhamento e faz crescer o risco.
- Excesso de capacidade pode ser representado por mão-de-obra mais cara que a necessária ou significar subaproveitamento de pessoas gerando desestímulo.
Desperdício nos métodos de trabalho:
- Sofisticação técnica desnecessária produz custos de implantação e manutenção além dos necessários.
- A falta de sofisticação necessária pode não garantir a qualidade final do produto.
- Excesso de etapas no processo gera custos maiores que os necessários e pode causar atrasos nas entregas.
- Falta de etapas no processo acarreta gargalos, ou seja, etapas sobrecarregadas que não acompanham o ritmo do processo, causando perda de tempo e recursos.
Desperdício com equipamentos
- Com equipamentos obsoletos a quantidade ou a qualidade obtida ficam abaixo da média de empresas semelhantes e isso reduz a competitividade.
- Com equipamentos excessivamente avançados o volume absorvido pelo mercado não justifica a capacidade de produção do maquinário, aumentando os custos.
- Excessos de equipamentos aumenta a necessidade de espaço para os mesmos que, se não usados podem sofrer degradação ou gerar custo de manutenção para mantê-los aptos, causando com isto, crescimento do custo unitário do produto ou serviço.
Lembre-se, conforme apresentado nas matérias anteriores, uma empresa de sucesso tem como foco principal a satisfação das necessidades e expectativas de seus clientes externos e internos, sendo estes últimos, seus colaboradores!!! A sua empresa tem este foco?
Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso,
Um grande abraço.