Combatendo o desperdício

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O que é desperdício?

Desperdício é todo e qualquer recurso que se gasta na execução de um produto ou serviço além do estritamente necessário (matéria prima, materiais, tempo, dinheiro, energia, etc…).

É um dispêndio extra acrescentado aos custos normais do produto / serviço, sem trazer qualquer tipo de melhoria ao cliente.

Cabe ao empresário, com ajuda dos empregados devidamente comprometidos com a qualidade, identificar os prejuízos inerentes aos processos organizacionais e analisar, propor soluções e implanta-las de forma eficaz visualizando sempre a aplicação do ciclo PDCA.

Como localizar o desperdício?

Desperdício de matéria prima:

  • O uso de materiais com características superiores ou inferiores às necessidades significa desperdício pois:
  • Se superior ao material adequado pode significar maior investimento para o mesmo resultado.
  • Se inferior ao material adequado pode não atender às necessidades do cliente e trazer perda total do produto ou exigir reparos
  • Quantidade incorretas de material constituem também desperdício pois:
  • Sobra ou excesso não garante a qualidade do produto e requer esforço extra para ser retirada.
  • A escassez de material pode prejudicar a fabricação do produto ou execução do serviço e alterar características ou estrutura.

Desperdício de mão de obra:

  • Subutilização reduz produtividade e aumenta custo
  • Superutilização, se ocorrer por muito tempo, pode causar estresse e favorecer falhas e erros.
  • A falta de capacidade exige treinamentos extras, acompanhamento e faz crescer o risco.
  • Excesso de capacidade pode ser representado por mão-de-obra mais cara que a necessária ou significar subaproveitamento de pessoas gerando desestímulo.

Desperdício nos métodos de trabalho:

  • Sofisticação técnica desnecessária produz custos de implantação e manutenção além dos necessários.
  • A falta de sofisticação necessária pode não garantir a qualidade final do produto.
  • Excesso de etapas no processo gera custos maiores que os necessários e pode causar atrasos nas entregas.
  • Falta de etapas no processo acarreta gargalos, ou seja, etapas sobrecarregadas que não acompanham o ritmo do processo, causando perda de tempo e recursos.

Desperdício com equipamentos

  • Com equipamentos obsoletos a quantidade ou a qualidade obtida ficam abaixo da média de empresas semelhantes e isso reduz a competitividade.
  • Com equipamentos excessivamente avançados o volume absorvido pelo mercado não justifica a capacidade de produção do maquinário, aumentando os custos.
  • Excessos de equipamentos aumenta a necessidade de espaço para os mesmos que, se não usados podem sofrer degradação ou gerar custo de manutenção para mantê-los aptos, causando com isto, crescimento do custo unitário do produto ou serviço.

Lembre-se, conforme apresentado nas matérias anteriores, uma empresa de sucesso tem como foco principal a satisfação das necessidades e expectativas de seus clientes externos e internos, sendo estes últimos, seus colaboradores!!! A sua empresa tem este foco?

Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso,

Um grande abraço.

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