Os benefícios podem ser aquelas facilidades ou vantagens que relaciona a conscientização da responsabilidade social da organização ao oferecimento de conveniências e vantagens ao colaborados, com o objetivo de motivá-los, tendo em vista motivação como sinônimo de produtividade, e trazendo assim, vantagens tanto à organização quanto ao colaborador.
Os benefícios podem se estabelecer e auxiliar o colaborador tanto fora da empresa como o auxílio ao transporte e alimentação quanto no exercício do cargo com gratificações, prêmio por produção e o seguro de vida.
Um ponto de suma importância que surge como objetivo é a apresentação de regalias extras a fim de atrair talentos. Uma empresa que oferece justo salários e qualidade em benefícios é propensa a incentivar lealdade e colaboradores a longo prazo. Quanto mais os profissionais se sentirem valorizados, maior será a produtividade.
O intuito, novamente, é não só aumentar a produtividade em geral, mas também a qualidade de vida dos colaboradores, além de uma melhoria no clima organizacional da empresa e a facilidade na atração e manutenção dos recursos humanos.
Um grande exemplo de empresa que oferece regalias é a Google, que incentiva os seus empregados a desenvolverem projetos pessoais, além de oferecer no dia a dia deles, por exemplo, lanches durante o expediente, opções de lazer, entre outros tipos de benefícios.
Caso você ache que esta realidade está distante da sua empresa e das demais, não pense que não tem jeito, pois o que importa não é o peso do tipo de benefício, mas sim se o funcionário se sente valorizado e reconhecido pela empresa. Portanto, seja por qual optar, monetário ou não, assistencial ou recreativo, sempre vise o bem estar e aumento do comprometimento da equipe.
Ana Flávia Castro Neto – Consultora de Gestão de Pessoas
Mariana Candiá Fernandes – Consultora de Gestão de Pessoas
Carla Vilani Alvarenga – Gerente de Projetos