Construindo o sucesso

O conceito de sucesso é muito relativo, depende do perfil de cada um e também de muitas variáveis. Sucesso é uma construção que vai se fazendo aos poucos. Todos querem, porém, alguns não conseguem por alguns motivos que não são bons. São eles: culpar os outros atribuindo a falta de sucesso às coisas que saem do controle, procrastinar, falar mais do que ouvir e evitar riscos mantendo-se na zona de conforto, dentre outros.

Creio que algumas “ferramentas” são imprescindíveis neste processo: conhecimento, inteligência emocional e relacionamento interpessoal. O conhecimento não é suficiente por si só, todavia é importante e necessário, pois ele trará mecanismos para desenvolver a atividade proposta na área desejada. Com os artifícios da tecnologia, buscar conhecimentos ficou bem mais fácil.

Além dos recursos cognitivos, as condições emocionais são necessárias. São elas: autoconfiança, coragem para experimentar o novo e persistência para descobrir novas possibilidades com a finalidade de transpor obstáculos. Pessoas bem sucedidas reconhecem que para alcançar o sucesso devem agir de forma a concretizarem seus objetivos. Elas comentam suas ideias com pessoas de sua confiança e as compartilham com o intuito de melhorá-las, ao contrário daquelas que não possuem sucesso e tentam destruir os outros que estão ao seu redor.

A terceira “ferramenta” são as relações sociais favoráveis. Há um ditado que diz: “Se quiser ir rápido, vá sozinho, se quiser ir longe, vá bem acompanhado”. Portanto, fazer parcerias confiáveis pode trazer grandes benefícios, pois o outro pode ter um conhecimento que complementa suas ideias, e juntos, ficam mais fortes para alcançarem resultados.

Sucesso implica em movimento na direção dos objetivos, descobertas de estratégias eficazes para obter êxito no seu devido tempo. Precisamos ser nós mesmos, de forma autêntica e respeitosa, mas não devemos ser sempre o mesmo, ou seja, ter disponibilidade para estabelecer mudanças necessárias é importante para permitirmos uma trajetória criativa e corajosa. Defina metas inteligentes, estabeleça objetivos mensuráveis e reais dentro de um determinado prazo. Tenha um propósito de vida para realizar seus sonhos e se transformar na pessoa que deseja ser. Aproveite o tempo presente, não fique remoendo o passado ou vivendo o futuro e jamais compare sua vida com a dos outros. Lembre-se que reinventar a própria história é trazer para a vida um colorido especial, com sua beleza e possibilidades inimagináveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.