Sua imagem tem valor de mercado?

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A escritora Stephanie Armour após realizar a pesquisa ”Your appearance, Good or Bad, Can Affect the Size of Your Paychech”, afirmou que a boa imagem profissional é proporcional ao sucesso de uma carreira.

Essa pesquisa revelou que a boa aparência pode contribuir para que uma pessoa ganhe mais, ou seja, quem se apresenta com aparência acima da média recebe mais do que aquelas com aparência mediana.

A socióloga Catherine Hakim, em seu livro “Capital Erótico”, diz: “pessoas física e socialmente atraentes têm um “quê”, uma vantagem, um encantamento que pode beneficiá-las em todos os aspectos da vida e em todas as profissões.”

Hakim e o escritor Daniel Hamermesh realizaram um profundo estudo e constataram que a imagem tem valor de mercado.

O conceito Capital da Imagem, proposto por Hakim, revela que não são apenas as qualidades e conhecimentos humanos – capital humano, capital econômico e o capital social – quem você conhece – que valoram o ser humano, assim como defendia o sociólogo Pierre Bourdieu.

Por capital da imagem entende-se uma boa imagem pessoal que resulta em um conjunto harmônico e atraente. Este se compõe de vários elementos: beleza, biotipo, habilidade social, bom humor, vivacidade, persuasão e apresentação pessoal considerada a mais impactante.

Portanto, se conhecer, planejar e cuidar da apresentação pessoal faz aumentar seu valor de mercado. Tenha um cabelo hidratado com bom corte; unhas, pele e dentes cuidados; sapatos, bolsas e acessórios de qualidade; asseio pessoal impecável e looks pensados…

Nem sempre estamos dispostos a este desafio, seja por falta de tempo, dias difíceis, ou mesmo por não entender sobre o assunto. O que quero ressaltar, é que se você deseja destacar-se precisa pensar nisso.

Sair vestido conforme seu humor ou escolha apressada e não planejada pode resultar numa imagem que você não deseja passar. Quantas vezes você teve um imprevisto com um cliente importante ou uma reunião de urgência e pensou: – estou com essa roupa?

Faço aqui uma sugestão: além de conhecer seu estilo e entender quais peças de roupa tem a ver com você, observe se elas são adequadas ao seu ambiente de trabalho. Tenha sempre em seu guarda-roupa looks “curingas” para usar em dias corridos ou difíceis. Ter algumas composições de roupa versáteis que você se sinta bem e possa estar bem-vestido de acordo com o clima em várias ocasiões é fundamental para que não haja equívocos.

Lembre-se que sua imagem valoriza todos os seus outros atributos, pois ela chega primeiro. Não importa o formato do corpo, ter beleza ou não, ser jovem ou mais velho; o conjunto precisa ser harmônico. Não há neutralidade diante da boa imagem!

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