Presença Online: o que é e qual a sua importância?
Para se construir uma Autoridade e um posicionamento sólidos no ambiente online, antes de mais nada o primeiro passo que precisa ser dado é investir na criação de uma Presença Online sólida e consistente. A grande maioria das pessoas cometem o seu primeiro grande equívoco já neste passo, deixa eu te explicar. Por exemplo, hoje no mundo temos 1,5 bilhões de pessoas no Facebook, dos quais aproximadamente 102 milhões estão no Brasil. E você que está lendo esse artigo talvez possa ser uma dessas pessoas, certo? Então significa dizer que temos 1,5 bilhões de pessoas presentes online? A resposta definitivamente é NÃO, isso quer dizer apenas que todas essas pessoas possuem uma página em uma rede social.
Então, o que significa ter uma presença online efetiva?
Ter uma presença online efetiva implica em que você, entre outras coisas, seja encontrado também de forma orgânica ou paga através de técnicas de otimização pelos motores de busca como o Google, por exemplo, o que pode não ocorrer se você tiver somente uma página em uma rede social. Como assim! Se eu jogar meu nome no Google mesmo tendo uma página em uma mídia social não serei encontrado?! Calma, vamos esclarecer bem isso, o que você precisa entender aqui é que somente com as mídias sociais não é possível fazer otimização para os mecanismos de busca, e o que isso quer dizer? Por exemplo, se eu buscar por um determinado termo chave no Google por mais que você seja um exímio entendedor daquele assunto, mas não explore ele em outros canais a não ser em sua mídia social, a ferramenta não irá te encontrar, ou melhor não irá te ranquear como a melhor “resposta” à minha pesquisa, logo é onde basicamente entra a estratégia de otimização. E como podemos ter uma boa otimização? Criando uma presença online através de um blog, site ou canal de vídeo por exemplo, onde é possível trabalhar estrategicamente a otimização para mecanismos de busca.
Outra pergunta importante que devemos nos fazer quando falamos em presença online é a seguinte: “será que ter uma página bem elaborada em alguma mídia social com milhares de likes e curtidas, um canal com diversos vídeos e milhares de visualizações, ou um blog com inúmeros artigos, quer dizer que a minha presença online está sendo efetiva? A resposta mais uma vez é NÃO! Isso na verdade significa apenas que está tendo uma boa visibilidade, nada mais que isso. E uma boa visibilidade não é garantia de bons resultados se esta não estiver sendo aproveitada dentro de uma estratégia de funil de vendas. A pergunta mais importante que se deve fazer é “o que isso pode gerar de RESULTADO?” De que adianta milhares de curtidas, compartilhamentos, visualizações se nada disso se converteu em uma venda, um contato promissor, em novos agendamentos de consulta, uma agenda com novas reuniões, mais visitas etc.
Você já se perguntou qual o seu real objetivo ou objetivo da sua empresa em estar presente no ambiente online?
Para que ter um blog, página em uma mídia social, canal de vídeos se nada disso está se convertendo em RESULTADOS para você? Ainda mais quando estão sendo investidos valores nessas mídias, colocados alguns uns poucos, dezenas ou milhares de valiosos reais por mês, conforme o objetivo que se pretende alcançar e que podem até estar trazendo algum resultado, mas seria o melhor resultado? Será que o retorno do investimento está sendo aquele que você esperava ou melhor precisava?
Portanto, fica claro que ter uma presença online eficiente vai muito além do que estar apenas bem ranqueado nos mecanismos de buscas e presente nas principais mídias sociais, é preciso trabalhar nos bastidores com planejamento e estratégias inteligentes e bem traçadas, direcionadas desde o início para converter todo aquele investimento e esforço de mídia em um objetivo fim, uma meta clara, que pode ser crescer as vendas, aumentar o faturamento, enfim em algo que gere retorno para o seu negócio.