Você sabe fazer reuniões produtivas com sua equipe de vendas?

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Consegue pensar rapidamente em um vendedor que goste de reuniões? Provavelmente se você conseguiu pensar em um que goste, esse cara não é vendedor, ou, você consegue de fato fazer uma reunião muito produtiva.

A cabeça de um vendedor funciona para produtividade. Tempo parado, ouvindo o gerente é perda de tempo. Mas, precisamos fazer reuniões de alinhamento, feedback, apresentação de resultados, medidas pontuais, etc… e como prender a atenção dos vendedores para que absorvam todo o conteúdo? Estou aqui para te ajudar! Vamos lá?

1 – Trate um assunto por reunião: reunião de vendas deve ser curta, objetiva. Trate um assunto por vez. Vou dar um exemplo. Busque um indicador onde todos têm oportunidade de melhoria e traga para a reunião formas de melhorar este indicador. Deixe como tarefa, com prazo para verificação e cobre no prazo o andamento e a evolução do mesmo.

2 – Periodicidade das reuniões: bom senso é crucial.

  • Reuniões diárias: sempre de pé, cinco a dez minutos no máximo, estimulando a ação. Muito bom dar a meta do dia e indicar o que precisa ser atacado para vender mais. Pode intercalar com um motivacional.
  • Reuniões semanais: trinta minutos no máximo. Relatar acontecimentos da semana, foco para a semana vigente, indicando meta e estimulando a equipe. Assuntos delicados no início para terminar a reunião em alto astral.
  • Reuniões mensais: normalmente é a reunião de apresentação de resultados. Quarenta e cinco minutos no máximo. Histórico do mês, com apresentação dos resultados (pontos fortes e pontos fracos através de indicadores).

3 – Tenha sempre uma pauta: reunião sem pauta não é reunião, e sim uma conversa mal direcionada. Reunião por menor que seja, precisa ter pauta e ata com os itens de ação para que as tarefas dadas sejam cobradas na próxima reunião. Pode parecer burocrático, mas ter um relator para se responsabilizar em anotar tudo e enviar a todos os interessados, surte muito efeito. Todos se comprometem. A questão é incorporar o hábito.

4 – Reunião e feedback: muitos gestores confundem. Reunião com a equipe não é o momento de apontar a oportunidade individual de um vendedor. Esse momento é o feedback individual. Reunião é um encontro estratégico para avaliar se o plano de ação para o período está seguindo à contento e para possíveis ajustes. Tome muito cuidado.

O menos é mais meu povo! Foco no resultado, foco na meta e estímulo! Pequenas mudanças trazem grandes resultados!

Que dia será sua próxima reunião com sua equipe?

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