Imagine-se dono de uma empresa de moda em pleno ano de 2017, fabricando vestidos com o melhor tecido que existe, com linhas de altíssima qualidade, por costureiras muito caprichosas, a um preço baixo, mas modelo “anos 60”.
Você conseguiria, apesar do extremo cuidado com a qualidade intrínseca do produto, atender a expectativa de seus clientes?
Você venderia o suficiente para pagar todos os custos, obter lucro satisfatório, e ainda investir no crescimento de sua empresa?
Provavelmente não. Isto demonstra que não basta apenas se preocupar com a qualidade do produto, mas também, saber se o mesmo atende as expectativas de seu cliente.
É necessário saber se o cliente está satisfeito com o produto ou serviço que você lhe está fornecendo. Caso contrário, correrá o risco de perder este cliente para o concorrente e pagar uma conta muito maior para “tentar” conseguir outro, do que manter o atual.
O custo da insatisfação do cliente é alto. Pesquisas revelam que:
- Apenas 4% dos clientes insatisfeitos reclamam;
- Para cada reclamação recebida, existem 26 outros clientes insatisfeitos;
- Dos clientes insatisfeitos que não reclamam, 65% a 90% jamais voltariam a comprar na mesma empresa;
- Custa cinco vezes mais conseguir um novo cliente do que manter o antigo;
Diante disto lembre-se, conforme apresentado na matéria anterior, uma empresa de sucesso tem como foco principal a satisfação das necessidades e expectativas de seus clientes. A sua tem este foco?
Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso,
Um grande abraço.