Inteligência emocional na liderança

0

No princípio era o verbo e o verbo foi ficando cada vez mais duro. É claro que aquilo que precisa ser dito, merece ser dito, só que precisamos nos preocupar com a forma como é falado. Na dureza das palavras podemos perder bons relacionamentos e conquistar desmotivação e descomprometimento por parte de nossos liderados.

Antes de qualquer coisa, além de qualquer cargo, acima de qualquer relacionamento profissional, devemos saber que somos seres humanos. Somos animais sociais, emocionais e espirituais. Temos que ter esta consciência para obtermos o melhor de nossas relações.

Um excelente convívio pessoal ou profissional é construído através de nossa comunicação, que deve ser medida para que as informações sejam passadas de forma madura e respeitosa. Temos que endurecer sem, jamais, perder a ternura. Algumas pessoas gostam de afirmar que não têm papas na língua, que não levam desaforo para casa, ou que, simplesmente, são sinceras e falam o que pensam. Todos nós sabemos que sinceridade demais é falta de educação e que as palavras valem prata e o silêncio vale ouro. Por este motivo, precisamos desenvolver mais inteligência na comunicação interpessoal. Veja duas dicas fundamentais:

Elogios em público

Ninguém gosta de ser criticado o tempo todo. Isto causa uma impressão de que nada que a pessoa fizer estará bom. Que nunca conseguirá satisfazer a outra pessoa. Por este motivo, é importante treinar o reconhecimento constante para conquistar a confiança de seu liderado. Encontre motivos para elogiar e cumprimentar as pessoas que o cercam. Torne-se agradável para seus pares. Ao elogiar, busque fazê-lo na frente de outras pessoas. Isto reforçará ainda mais o comportamento positivo e o bom astral.

Críticas em particular

Quando houver a necessidade de dizer algo para ajustar o comportamento de um liderado ou de uma pessoa de seu relacionamento, prefira falar de maneira gentil e apoiadora. Procure o melhor momento para conversar e tenha sempre um tom de voz positivo. Mesmo que esteja com raiva pelo comportamento da pessoa, busque isolar o lado sentimental da conversa e lembre-se de fazer suas críticas em um ambiente seguro e discreto, nunca na frente de outras pessoas. Transforme suas críticas em oportunidades de melhoria.

Autoestima em alta

Mantenha sua autoestima e de sua equipe em alta. Pessoas confiantes produzem mais e se comunicam de forma natural e respeitosa. Utilizando-se desta estratégia, você irá conquistar a assertividade em sua equipe e se tornará um líder muito mais querido e admirado. Tenha metas em sua comunicação. Você não quer ganhar uma briga. Você quer alcançar seus objetivos e os da equipe também. Pense nisso.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.