O que é qualidade e como satisfazer nossos clientes?
Iniciando esta coluna, gostaria de agradecer a oportunidade e confiança a mim depositada pela revista REVIR NEGÓCIOS e parabenizar ao seu criador, meu amigo Wladymir Serrano pela iniciativa, empreendedorismo e competência em todos os negócios por ele desenvolvidos.
Bom, vamos ao conteúdo desta nossa primeira edição.
Primeiramente a pergunta que não quer calar: – “O QUE É QUALIDADE ?”
Tentaremos analisar respondendo a uma segunda pergunta: – “O que tem mais qualidade, uma Ferrari 0 Km ou um Fusca 0 Km?”
Darei uma resposta que certamente elucidará as duas questões:
– Qualidade é a satisfação das necessidades e expectativas dos clientes, garantindo a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços disponibilizados.
Ou seja, se eu sou um cliente que busca status, um veículo para curtir locais descolados, e tenho dinheiro suficiente para pagar por uma Ferrari, este será o produto com a qualidade que atende às minhas necessidades e expectativas. Se eu sou um cliente que busca economia, um veículo para ir para o sítio, com manutenção barata, e meu dinheiro só é suficiente para adquirir um fusca, este será o produto que atenderá às minhas necessidades e expectativas.
Em resumo, qualidade não significa produtos caros, luxuosos e bonitos, e sim produtos que atendam às necessidades e expectativas dos clientes.
Abaixo colocarei a descrição de alguns conceitos que designam o errado e o certo em relação à qualidade:
Errado: Produtos de qualidade são luxuosos, caros e bonitos.
Certo: Produtos de qualidade atendem às necessidades e expectativas do cliente.
Errado: Qualidade é conceito vago, subjetivo, impossível de definir. Você só conhece quando vê.
Certo: Qualidade consiste no cumprimento dos requisitos e das especificações do cliente.
Errado: Qualidade implica inspeção 100%. É consertar o que saiu errado.
Certo: Qualidade é prevenir a ocorrência de erros ou desvios em relação às especificações.
Errado: Qualidade é função da produção. Responsabilidade do departamento de controle de qualidade.
Certo: A responsabilidade pela qualidade é compartilhada por todos e exige total envolvimento dos colaboradores.
Errado: Indicadores de produtividade já dão a medida certa.
Certo: Indicadores de qualidade medem a satisfação dos clientes. Indicadores de produtividade medem a eficiência e/ou eficácia no uso de recursos.
Errado: Qualidade só pode ser introduzida na empresa através da contratação de especialistas em qualidade.
Certo: A qualidade será alcançada através da liderança dos dirigentes da empresa e do comprometimento de todos os funcionários.
Fica para vocês este primeiro pensamento sobre qualidade e o desafio de colocarem em pratica este conceito. O conteúdo de nossas colunas será sempre curto, objetivo, sem delongas, e com mensagens focadas em temas que possam ser colocados em prática no dia a dia das empresas e colaboradores, bem como dos profissionais que buscam o sucesso nos dias atuais.
Desejando a todos muito sucesso e um excelente ano de 2017,
Um grande abraço.
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