“Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.”
A nossa vida já não é mais a mesma com a internet, hoje em dia é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Desde coisas simples, como obter o telefone de um médico, até coisas complexas, como desenvolver um software de gestão de projetos, quase tudo passa pela internet.
Estamos conectados aos celulares por horas ao longo do dia e cada vez é mais difícil ver as pessoas desconectadas. Temos “tudo” ao alcance dos nossos dedos.
E com a internet ao alcance das mãos o processo de compra mudou.
É muito comum procurarmos produtos e serviços que queremos na internet, seja para pesquisar os melhores preços (quando já sabemos o que queremos), para buscar informações sobre determinado produto ou serviço (quando ainda estamos estudando a possibilidade de compra), ou mesmo descobrir mais sobre um problema que temos (quando ainda nem sabemos qual solução poderá nos ajudar).
A isso tudo chamamos de Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.
Hoje a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Em números, significa dizer que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.
O Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio, já que, cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida das pessoas.
E na sua empresa? Como anda o marketing digital dos seus produtos?
Abaixo algumas estatísticas que comprovam seu potencial do marketing digital para crescer:
O orçamento de mídias digitais deve dobrar nos próximos 5 anos (Fonte: WebDAM.com);
87% dos usuários de internet agora possuem um smartphone (Fonte: Global Web Index);
O Inbound Marketing gera 54% mais Leads que o Outbound Marketing (Fonte: WebDAM.com);
Marketing de Conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads (Fonte: Demand Metric);
Três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores (Fonte: AdWeek);
As empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não o têm (Fonte: WebDAM.com);
O Instagram passou a marca de 200 mil anunciantes 5 meses após abrir a sua plataforma de anúncios (Fonte: AdWeek);
93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais (Fonte: Ironpaper);
Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo (Fonte:Socialemedia).
Fonte: Resultados Digitais