Os benefícios de uma cultura organizacional bem estruturada
Ao nos depararmos com o significado de cultura no dicionário encontramos a seguinte definição: “conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social”. Mas qual a relação da definição literal da palavra com o conceito de cultura organizacional?
Relacionando com o âmbito corporativo, a cultura organizacional tem por finalidade direcionar os colaboradores de uma empresa para um possível trabalho em sintonia, através de uma diretriz que alinhe o comportamento dos integrantes e às suas respectivas atividades, através de um compartilhamento de expectativas, em prol de alcançar os objetivos da empresa.
O fortalecimento de uma cultura introduzida em uma organização tem por consequência um melhor desempenho e união dos colaboradores, o que torna o ambiente de trabalho mais agradável. Um ambiente no qual os colaboradores se sentem confortáveis e possuem autonomia para se comunicar com seus pares e líderes favorecendo a produtividade e o alcance de metas.
Para fortalecer a cultura organizacional, é importante conhecer a personalidade dos membros e utilizar ferramentas assertivas para desenvolver a motivação em realizar suas funções. É responsabilidade dos profissionais da área de recursos humanos recrutarem pessoas com o perfil adequado para a empresa, promovendo ações de integração que amplifiquem a transparência da organização, os valores, hábitos e práticas, além de fomentar a importância do trabalho em equipe. Vale ressaltar a importância de tais aspectos serem bem definidos para todos os setores da empresa, independente da posição hierárquica.
Cada empresa possui sua própria cultura, definida por sua especialização, missão, princípios e valores, e cabe aos seus líderes definir com clareza os objetivos a serem alcançados, para assim, transmitir tais princípios para os colaboradores de modo a tornar intrínseco a todos. A cultura organizacional deve ser constantemente atualizada por profissionais da área, para se adaptar ao cenário de mercado, pessoas e objetivos, principalmente quando não está sendo benéfica ou propícia para a situação atual do negócio.
A capacidade de inovar tem que estar a todo o momento ativa na empresa, esta é uma estratégia que a MASCI Consultoria Júnior aborda, para que seus integrantes se tornem grandes empreendedores. Os membros são incentivados a potencializar cada vez mais sua criatividade, trazendo pensamentos e ideias que fogem da zona de conforto.
A base se constitui na gestão de pessoas para que as mesmas possam ser incentivadas a alcançar com qualidade e motivação os processos da empresa para que se encaminhe à sua visão de ser referência na formação de empreendedores. Na MASCI os valores e os princípios organizacionais estão bem esclarecidos, além de serem transmitidos em gestão a vista, também é vivenciado no dia a dia de trabalho e em momentos de integração.
Caso a cultura organizacional não esteja clara, pode acabar se tornando um obstáculo para os próprios membros e consequentemente aos processos da empresa. Um ambiente onde haja fofocas, competição de quem se destaca, entre outros incômodos irão tornar o ambiente não favorável causando desmotivação aos membros, ocasionando em prejuízos e baixa produtividade.
Volta-se a afirmar, que o recrutamento de pessoas que apresentem um perfil com o que condiz à empresa é essencial, além da clareza aos objetivos, integração e relação entre todos os membros, tornando o ambiente saudável e que assim, todos cresçam e se desenvolvam juntos. Os cargos de liderança devem estar sempre atentos nesses fatores, sendo exemplos ao agir e relacionar no âmbito empresarial.
Ana Flávia Castro Neto – Consultora de Gestão de Pessoas
Mariana Candiá Fernandes – Consultora de Gestão de Pessoas
Carla Vilani Alvarenga – Projetista