Diferença entre Persona e Público-alvo

Todo empresário deseja que seu empreendimento atinja sua totalidade efetivamente. Mas para além de melhorar os seus processos, deve-se identificar quem serão as pessoas que comprarão suas mercadorias e serviços. Através dessa definição o direcionamento para o mercado será diferente de forma eficiente.

Pensando em formas de definir o seu público, existem duas maneiras diferentes, que são aplicáveis e se complementam: o público-alvo e a persona. Muitos não visualizam a diferença entre eles, e quais as possibilidades que cada um trás consigo.

O público-alvo pode ser entendido como uma visão macro dos potencias consumidores, que divide uma grande parcela da sociedade, considerando os fatores socioeconômicos, comportamentais e demográficos. Apesar de ser um conceito mais amplo, é de suma importância, pois é a partir dele que você encontra sua persona. Essa definição é ideal para que o empreendimento ingresse no mercado.

O significado de persona surge do conceito de público alvo e ao relacionar com a teoria junguiana, de Carl Gustav Jung, é um arquétipo que demonstra a personalidade real do indivíduo, com todas as suas características subjetivas. Muitas empresas sentem a necessidade de fazer essa descrição com cada cliente, para que as novas exigências dos clientes sejam atendidas e com o intuito de os fidelizar e chamar sua atenção, elaborando um marketing personalizado. A persona contribui para elaboração de estratégias de marketing, e mantém um retrato do cliente ideal para o empreendimento, sendo definida por meio de uma pesquisa detalhada sobre seus clientes.

Saber diferenciar os dois termos é essencial para que o marketing seja feito de maneira assertiva e personalizada, de acordo com as necessidades da empresa, e da determinação das peculiaridades de seu público.

Aná Flávia Castro Neto – Consultora de Gestão de Pessoas
Mariana Candiá Fernandes – Consultora de Gestão de Pessoas
Carla Vilani Alvarenga – Projetista

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.