Algo muito comum nas organizações são profissionais que se apegam a paradigmas para justificarem não conformidades ou estarem na zona de conforto. Seguem alguns paradigmas que devem ser quebrados em nome da Qualidade…
– Errar é Humano
Quando as pessoas de uma Organização partem da premissa de que errar é humano, cria-se permanentemente uma justificativa para todos os erros, falhas, desperdícios, não-qualidade cometidos, já que estes erros são tidos como da natureza humana.
Ora, as pessoas acertam muito mais do que erram. Se isso não fosse verdade o homem já teria desaparecido da face da terra. Consequentemente, este ditado popular pode muito bem ser alterado para um outro muito mais próximo da natureza humana: – Acertar é humano.
Aceitando isto valorizamos os acertos de todos na organização, reconhecendo a contribuição de cada um, que certamente é infinitamente superior aos erros cometidos.
Para finalizar, imagine-se em uma mesa de cirurgia, onde você vai ser submetido a uma intervenção cardíaca e pergunta ao médico: – Doutor, existe algum risco?
O médico responde: – Não se preocupe, em cada cinquenta cirurgias somente um paciente morre, afinal, errar é humano.
O que você acha?
– Cachorro Velho Não Aprende Novos Truques
As pessoas costumam acreditar que fazem as coisas como fazem porque sempre fizeram assim. A capacidade de sobrevivência de uma empresa é diretamente proporcional à sua capacidade de se transformar.
Os velhos modos de se fazer as coisas já não satisfazem os clientes. Investir na transformação do pessoal é urgente e importante. Como ser criativo fazendo as mesmas coisas, da mesma forma, durante anos?
A maioria das pessoas são ávidas pela transformação, pela novidade, por fugir da rotina. Independentemente do tempo de empresa ou do cargo ocupado, cachorro velho aprende novos truques. É necessário dar oportunidade e exigir resultados.
– Santo de Casa Não Faz Milagre
Quando não se reconhece a capacidade do pessoal da organização em transformar a realidade, em identificar e resolver ou inventar uma solução criativa para um problema está havendo um desperdício de toda uma experiência de vida organizacional.
Na gestão pela Qualidade o maciço investimento na formação e aperfeiçoamento de todos, bem como o reconhecimento a valorização dos integrantes da organização em relação à capacidade de emitir sugestões para a solução de problemas é o caminho que leva à satisfação dos mesmos e dos clientes, e se constituem em princípio fundamental para a Qualidade Total, ou seja, “Santo de casa faz milagres”.
Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso e um excelente ano de 2017,
Um grande abraço.