Autoestima em cápsulas

0

A consultoria de estilo relaciona-se diretamente com a autoestima, pois se trabalha com a imagem e autoimagem das pessoas.

Com o decorrer dos encontros percebe-se o quanto um simples ato de elogiar, faz a diferença na visão que os clientes têm de si mesmos. O elogio é um dos melhores “remédios” para uma boa autoestima. Traz confiança e segurança.

Já observou que receber um elogio sincero faz com que aquele que elogiou fique mais próximo? A relação se torna mais acessível? Somos atraídos por pessoas que nos elogiam.

Elogiar é prestar atenção no outro; é demonstrar interesse. Sem dúvida uma forma de motivar o outro ou a si mesmo.

O autoelogio fortalece a relação consigo mesmo. O que dizemos a respeito de nós mesmos determina a nossa maneira de sentir e agir. É uma excelente ferramenta para fortalecer as crenças positivas que temos a nosso próprio respeito.

No entanto, infelizmente, a maioria das pessoas não o faz.

É comum as pessoas prestarem atenção mais nas falhas, e criticas, do que salientar as atitudes ou ações positivas.

No mundo corporativo empresas que utilizam o elogio para motivar seus funcionários percebem que eles se sentem mais valorizados e reconhecidos, portanto, mais satisfeitos no trabalho. Um caso muito conhecido relatado no livro: “O Poder da Liderança, de Ernesto Berg”, dá um bom exemplo. Quando perguntaram a um carvoeiro o que ele destacava de maior valor em seu trabalho, citou o elogio que o presidente da empresa o fez.

É preciso ter habilidade para elogiar, saber em qual ocasião e que tipo de elogio fazer. Não estou aqui me referindo a elogios por interesse, mas os verdadeiros que possam validar uma pessoa.

Fato é que seja uma relação no trabalho com clientes, funcionários, amigos, parceiros ou consigo mesmo, o elogio funciona como pequenas doses de autoestima e motivação.

Aprendi que elogios sinceros facilitam minha interação com o outro e, no meu trabalho, estimulam a aprendizagem de meus clientes no processo de construção e lapidação de sua imagem.

E você, usa essa cápsula de autoestima?

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.