Consultoria Sistêmica, um novo olhar para as Organizações

0

“Tudo é novo quando se olha de outra forma.”
Vicente Huidobro

A visão sistêmica está baseada no conceito de que o todo, resultante da junção das partes, é muito maior do que simplesmente a soma destas. Ter uma visão sistêmica consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas.

Muitas forças atuam num sistema em funcionamento, sejam estas internas ou externas. Considerando a organização como um sistema, passa-se a analisar o ambiente, ou seja, o conjunto de forças que possam ter alguma influência sobre o funcionamento desse sistema. O conhecimento mais profundo da dinâmica dos sistemas e da interação entre as variadas forças atuantes permite que as organizações proponham ações mais eficazes, não só de curto prazo, mas também e principalmente de médio e longo prazo.

A visão nos remete a amplitude, uma visão das partes que compõe um todo. O olhar nos remete a foco, a acuidade, a um ponto específico.

Numa organização existem elementos essenciais para estruturação e, conforme o tamanho desta empresa / instituição, o número destes elementos pode aumentar, como funcionários, departamentos, produtos.

Quando a empresa não está indo bem é preciso olhar para o que não está fluindo e como isso interage com o todo. É preciso considerar qual a dinâmica que está acontecendo para que as intervenções sejam feitas adequadamente e se reestabeleça a harmonia e crescimento da organização.

Segundo Bert Hellinger, quaisquer organizações são regidas por Leis Sistêmicas. São elas:

Ordem: processos, estruturas e prioridades que precisam ser seguidas e respeitadas para que o sistema funcione adequadamente

Pertencimento: todos os elementos que compõe um sistema devem ser incluídos

Equilíbrio: um sistema fica afetado se não existir um equilíbrio entre o dar e o receber. Sempre que alguém recebe mais ou menos que o devido, temos uma dificuldade que clama a volta do equilíbrio.

E o grande princípio sistêmico: RESPEITO aos fundadores da empresa.

Se uma dessas Leis não está sendo cumprida em uma determinada área ou em várias, certamente a empresa não vai bem. Saber olhar para cada um destes princípios para reestabelecer a harmonia do Sistema, é o papel do Consultor Sistêmico.

[pro_ad_display_adzone id=”1345″]

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.