Não é novidade para ninguém que manter uma página na internet é imprescindível para o sucesso de uma empresa. Por isso, é bastante comum ao empreendedor usar as redes socais. No entanto, um blog corporativo pode ser bem mais eficiente.
O blog corporativo é uma ferramenta de marketing digital eficaz e que não deve ficar de fora de uma estratégia bem elaborada, desde que esteja de acordo com a realidade dos nossos usuários de internet e da empresa em questão.
Afinal de contas, “estar online” e usar a internet para praticamente tudo faz parte da rotina diária da grande maioria das pessoas. A empresa que não perceber isso está perdendo oportunidades valiosas.
Vantagens do blog corporativo para a sua empresa
Confira agora tudo que o blog corporativo pode fazer para o sucesso do seu negócio.
Gerar tráfego para o seu site
Dentro de uma estratégia de marketing digital bem elaborada e desenvolvida, o blog corporativo assume o papel de atração de clientes em potencial, em busca de soluções. Um usuário que chega até a sua página pode se tornar um lead.
Claro que isso também vai depender de uma página bem estruturada, funcional, atrativa e com bons conteúdos. Mas, se você entender a importância de manter o site saberá também a melhor forma de criar um.
Estreitar a relação entre empresa e cliente
O blog corporativo é uma maneira de estar mais perto do seu cliente. E é também uma ótima oportunidade de saber mais sobre ele, o que ele deseja, do que ele precisa, de reunir informações importantes sobre o seu público.
A partir daí, deste material adquirido, basta criar estratégias voltadas para atingir a estas demandas. Um post que recebe muitos comentários, por exemplo, demonstra o interesse do usuário em saber mais sobre aquele tema.
Garantir confiança e credibilidade
A interação que acontece entre empresa e cliente mais cedo ou mais tarde irá estabelecer uma relação de confiança entre ambas as partes, um elo benéfico para os dois interessados.
Estando a sua empresa presente constantemente na vida do seu cliente através de postagens envolventes e interessantes é natural que ele crie o hábito de acompanhar o blog e usá-lo como referência posteriormente.
Espaço para troca de informações
O blog corporativo também funciona como um local a mais para a troca de informações entre empresa e consumidor. Pode ser um lugar para tirar dúvidas, fazer orçamentos, aprender mais sobre o assunto etc.
Para viabilizar esta interação é importante manter todos os contatos visíveis, estipular um horário ou tempo de atendimento e atender a todas às demandas, se possível.
Mais visibilidade para a sua marca
A internet funciona como uma vitrine virtual onde todas as empresas estão expostas, através dos sites, para que os clientes visitem-nas e conheçam o trabalho que oferecem.
Um blog corporativo bem desenvolvido garante que você está ali, para quem desejar lhe conhecer. Você ganha visibilidade e se destaca da concorrência, aparece para as pessoas e facilita novas parcerias.
Qual a vantagem do blog sobre as redes sociais?
Quando falamos em manter uma página na internet é natural que os empresários logo pensem em criar um perfil nas redes sociais. Não é uma atitude ruim, mas o blog corporativo tem algumas vantagens.
Enquanto nas redes sociais você tem que se adequar ao que uma empresa lhe impõe, com o blog você decide o que pode ou não fazer. O blog é mais personalizável, com regras mais claras e menos suscetíveis a mudanças.
Um blog corporativo com bons conteúdos terá melhor colocação nos resultados do Google do que uma página de Facebook, por exemplo. Isso garante mais tráfego para o seu site.
Mas, veja bem. Isso não quer dizer que você deve abandonar as redes sociais. Quer dizer apenas que apostar todas as fichas nelas pode ser um tanto arriscado. Pense bem antes de se decidir por um blog ou uma página no Facebook. Na melhor das hipóteses, fique com os dois.
Faça o que é melhor para a sua empresa. Amadureça a ideia de criar um blog corporativo para divulgar e promover o seu negócio e se destaque da concorrência com excelência.