A implementação de um sistema de gestão da qualidade, seja em qualquer empresa, de qualquer porte, só terá êxito se houver total comprometimento e empenho dos dirigentes da Organização.
Aquele “jeitinho brasileiro” do finge que faz, que eu finjo que está tudo certo, não tem mais chance em nosso mercado, principalmente com a nova versão da ISO 9001. A versão 2015, que agora trata não apenas de padronização de processos, mas da gestão e sustentabilidade empresarial, obrigatória a partir do segundo semestre de 2018, veio para quebrar paradigmas e retirar empresas da zona de conforto.
Segundo pesquisa realizada entre as maiores empresas norte-americanas que implantaram com sucesso Sistemas de Gestão da Qualidade, seja com foco, ou não, em alguma certificação específica, o esforço para a qualidade que não tem a liderança do executivo principal é receita para o desastre.
Segundo a pesquisa, são oito as atividades comuns aos executivos que tiveram sucesso:
- Partilhar com os empregados as metas da empresa;
- A prioridade deve ser a melhoria contínua dos produtos e serviços disponibilizados aos clientes e não o corte de despesas;
- Demonstrar vontade de mudar tudo, se for preciso;
- Implantar programas-piloto para que os empregados aprendam como resolver problemas;
- De preferência, as mudanças devem ser implantadas pelas próprias pessoas que as sugeriram;
- Recompensar os empregados responsáveis por melhorias no atendimento aos clientes;
- Manter os empregados informados sobre o sucesso (ou insucesso) do programa de qualidade;
- Envolver-se ativamente ao longo do esforço da qualidade.
Em síntese, a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade não existe em uma empresa se começar de baixo para cima, mas sim, de cima para baixo.
Se você é um gestor empresarial e deseja ter qualidade para atender as necessidades e expectativas de seus clientes, gerando maior demanda, com maior faturamento, maior lucro e maior felicidade de todos, comece a ser exemplo de qualidade para seus subordinados. Lembre-se, eles sempre serão o reflexo de seus gestores!!!
Não reclame, FAÇA!!!
Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso e um excelente ano de 2017,
Um grande abraço.