Como “Programar” sua mente para ser Feliz

0

Imagine que você encontrou uma lâmpada mágica e que tem direito a três pedidos, quais seriam? Normalmente as pessoas pedem três coisas quando imaginam isso, segurança material, sucesso afetivo e estabilidade física com beleza. Estas são basicamente as necessidades dos seres humanos; mas poucas pessoas dizem diretamente “quero ser Feliz” porque normalmente se busca os meios para ser feliz e não a própria felicidade, e é isso que sabota a nossa felicidade. Pensamos que a felicidade seja algo subjetivo e que logo, precisamos de coisas mais objetivas para alcança-la, quando na verdade isso não é real.

A felicidade é um estado de ser e um fluxo natural do ser humano, porém a nossa busca obsessiva pelas necessidades que temos nos atrapalham e nos confundem neste encontro entre nós e a nossa felicidade. Quero apresentar aqui alguns modelos da PNL (Programação Neurolinguística) que ajudaram você a ter uma programação para ser feliz e a se livrar das “distorções” que impedem você de acessar a sua felicidade. Na PNL temos o que chamamos de Meta Programas. São filtros mentais que nos fazem perceber o mundo e como podemos pensar e viver os eventos que experimentamos. Existem mais de 60 Meta programas que ensinamos nos cursos de PNL, mas aqui vou apresentar sete Meta programas que são fundamentais junto com a crença para reprogramar a sua mente para a felicidade e retirar a distorção que nos impede de sermos felizes. Dividi em três passos para esta reprogramação.

1º Passo:  A Felicidade vem de dentro para fora e não de fora para dentro:

Meta Programa: Consideração Externa/Interna e Reflexão/Ação

Temos uma programação em nós sobre de onde vem a autorização para fazer as coisas. Alguns tem uma consideração interna, ou seja, a autoridade para agir e viver experiências vem de dentro da própria pessoa, mas outras pessoas tem uma programação de autoridade externa, precisa que outras pessoas (autoridades) digam se pode ou não fazer algo. Muitas pessoas condicionam a felicidade a pessoas, coisas e situações externas para se sentirem felizes, quando na verdade a verdadeira felicidade deve vir dentro de nós mesmos.

Outro Meta programa é o de reflexão e ação. Para vivermos a felicidade é necessário ter um significado claro e pessoal do que é ser feliz para você. Enquanto você não descrever as sensações do que realmente é felicidade você vai ficar atrás de bens, situações e pessoas para ser feliz. Não que você não precise disto para sua sobrevivência mas a felicidade (o estado de ser) é independente disso. “Certa vez um investidor foi passar férias no interior e viu um pescador amigo que não encontrava a anos; Ele disse para o pescador que este deveria ser um investidor igual a ele também, e o pescador perguntou; ‘porque?’ ‘’ para que você tenha muito dinheiro” respondeu o investidor. “Mas o que eu vou fazer com tanto dinheiro?” perguntou o pescador. Você pode descansar e fazer o que quiser…” O pescador disse “mas eu gosto de pescar.” então o investidor entendeu e parou de questionar o pescador. Para nos sentirmos felizes precisamos gostar da vida que temos e nos autorizar a isso.  Para isso a prática é a da gratidão, ser grato pelo que tem. Não que com isso você vai deixar de buscar as coisas materiais, mas vai deixar busca-las para ser feliz. Dizem que dinheiro não traz felicidade, mas felicidade traz dinheiro com certeza. Pessoas felizes atraem prosperidade para si. Dê o significado que você quer viver e incorpore-o em sua vida.

2º Passo:  Opere por Abundância e não por escassez

Meta Programa: Meta programa otimismo/pessimismo

Você é do tipo que vê o copo meio cheio ou meio vazio? Existem pessoas que são mais otimistas enquanto outras são mais pessimistas. Os pessimistas operam por escassez e geram desamparo em suas vidas, enquanto que os otimistas sentem-se autorizados a ir em frente com segurança e isso contribui para a felicidade. Claro que não estamos falando de um otimismo cego que não leva em conta os prós e contras da situação, mas apesar de perceber dificuldades, opera por abundância e não por escassez. Operar por escassez significa que nunca vamos encontrar um novo amor ou que a vida oferece poucas oportunidades, ou que preciso mais ser amado do que amar… Quando operamos por abundância percebemos o contrário e não caímos em armadilhas de apegos inseguros ou dependência de alguém ou de alguma instituição ou situação. Opera por escassez costuma ser um “vilão” nos términos de relacionamento, o que leva muitas pessoas a se desesperarem. A escassez de tempo também com relação a se dar bem na vida profissional, ou ter filhos, etc. mas quando operamos por escassez, operamos em uma frequência em que não nos desesperamos e por isso nos autorizamos a nos doar mais. Ao invés de buscar amor, damos amor, ao invés de desesperar pela escassez de oportunidades, fica confiante de que a vida é abundante e encontra novos caminhos.  Você tem operado por escassez ou abundância? Em qual área você precisa se amar mais e amar ao invés de buscar amor?

3º Passo:  Aprenda colocar o ego fora do caminho e viva no fluxo:

Meta Programas: Ser/Fazer Intuição/dedução

Muitas pessoas se preocupam mais em fazer e ter do que ser, e isso gera infelicidade. A necessidade de estar sempre ocupado pode parecer um sinônimo de produtividade mas na verdade é fonte de estresse. Ser feliz não tem a ver com fazer muitas coisas. Tem pessoas que medem a qualidade de vida delas pelo que fazem, porém, mesmo com a satisfação de fazer algo, suas vidas nunca chegam ao estado de felicidade porque estão sempre preocupados em serem superiores (programação de competitividade) ao invés de serem únicos, experimentando-se no nível de ser. Quando a pessoa encontra sintonia entre ser e fazer, ela encontra o que chamamos de estado “Flow” ou fluir, e isso é bem diferente de tudo que ficamos pensando, que é uma das principais fontes de infelicidade das pessoas de hoje. Quando nos tornamos mais intuitivos e não tão entregues ao raciocínio o tempo todo, encontramos o estado de felicidade. Isso não significa que não devemos usar a lógica, mas para sermos felizes é preciso ser e fluir intuitivamente. Quando encontramos esta capacidade de presença e atenção plena (Mindfullness) vivemos o estado de felicidade. Isso é o que diz os grandes psicólogos e estudiosos da atualidade como Mihaly Csikszentmihalyi da psicologia da felicidade Raj Raghunatan, Martin Seligman e outros. Busque entrar em contato com o seu ser mais do que o fazer. Talvez este artigo seja só o começo para você buscar saber mais sobre a PNL e a temática da felicidade. Em nossos treinamentos, trabalhamos todos os meta programas que nos ajudam a acessar a felicidade e operarmos em nossa melhor versão. A PNL é o manual da excelência humana.

Nossa Felicidade não está fora de nós e quando operamos por abundância ao invés de escassez em diversas áreas, sendo mais do que fazendo, somos pessoas mais felizes, e é este o anseio e avocação natural de todo ser humano, ser Feliz!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.