Existem conceitos conhecidos a décadas por membros das diversas Organizações existentes no Brasil que, apesar de estarem sempre à vista dos executivos nacionais, precisam ser reconhecidos e divulgados por administradores estrangeiros para serem considerados efetivos.
Um exemplo claro desta situação ocorreu com a publicação na revista “HSM MANAGEMENT” em uma reportagem em que o “Pai da Reengenharia”, Michael Hammer, profissional de incontestável competência e mundialmente reconhecido como o maior teórico em sistemas administrativos, afirma que a organização orientada para processos será a organização do século XXI. Seria realmente necessário a publicação desta reportagem para reconhecermos a importância da ênfase em processos?
Este conceito já é conhecido a vários anos por profissionais como, por exemplo, os Analistas da Qualidade que, se não me falha a memória, em um congresso realizado em 2017 foi apresentado o assunto, justamente demonstrando a necessidade da ênfase aos processos, sempre de forma global, ou seja, tendo uma visão holística da situação, com foco no processo de gestão empresarial.
Como exemplo foi apresentada a necessidade desta visão holística de processos na confecção de um sistema de compras, tendo uma visão generalizada do processo, ou seja, conhecer não somente o processo adotado pelo departamento de compras, como também todo o fluxo gerado a partir da necessidade de aquisição ou reposição de um determinado bem em um departamento, passando pela sua solicitação, cotação de preços, autorização de compra, recebimento, contabilização de documentos fiscais até o pagamento ao respectivo fornecedor. Até mesmo a utilização do item no processo de produção.
Consideremos ainda que, com a disseminação da “Qualidade” e, consequentemente a necessidade de certificação nos padrões da NORMA ISO-9000, está ainda mais comprovada a necessidade de orientação por processos, com ênfase em padronização e gestão empresarial.
O empresário deve tomar cuidado para não submeter os processos à estrutura da empresa, quando deveria estar fazendo o contrário. Os processos é que são importantes e a eles a empresa deve emprestar a estrutura que melhor lhes sirva.
O enfoque da gerência sofre mudanças na administração voltada para processos, ou seja:
VISÃO ANTIGA X VISÃO MODERNA |
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ENFOQUE NA GESTÃO |
ENFOQUE NOS PROCESSOS |
Os problemas da Organização são os empregados. | Os problemas da Organização estão no processo. |
Cada um sabe do seu serviço. | Todos sabem como seu trabalho se encaixa no processo geral. |
Cada pessoa cuida do seu serviço. | Cada profissional ajuda a fazer as coisas acontecerem da melhor forma para que seu cliente (interno/externo) receba o produto de forma satisfatória. |
Avalia-se o desempenho dos indivíduos. | Avalia-se o desempenho dos processos. |
Problemas? Mude as pessoas. | Problemas? Avalie e, se necessário, altere o processo. |
Sempre é possível achar alguém melhor. | Sempre se pode aperfeiçoar os processos e treinar os profissionais. |
Pressiona-se para atingir os resultados. | Motiva-se e fornece condições para atingir os resultados. |
É preciso controlar os empregados. | Delega-se responsabilidade e acompanha os resultados. |
Não confiar em ninguém. | Trabalhamos em parceria. Confiança é fundamental. Estamos todos juntos nisso. |
Quem é o responsável pelo erro? | O que permitiu que o erro acontecesse. |
Orientação para os lucros. | Orientação para os clientes. Daí decorre o lucro. |
Em resumo, busque modernizar sua forma de ver e gerir sua empresa.
– Não são as empresas mais fortes que sobrevivem. Nem as mais inteligentes. Mas aquelas que melhor de adaptam às mudanças. “Charles Darwin”
Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso,
Um grande abraço.