Educação, seu melhor cartão de visita!

0

Tenho ouvido, com frequência, pessoas questionando a falta de educação alheia em ambientes profissionais e sociais. O que me fez refletir sobre a “velha e boa educação” e o impacto que ela provoca no meio em que nos relacionamos.

Sabe aquela “educação que vem de berço”? Essa mesma. Por onde anda? Será que ela sumiu? Será que o núcleo familiar está sabendo desempenhar seu papel de educadores?

Nossas atitudes e postura revelam os princípios e valores recebidos na família. A educação é nosso cartão de visita!

Na verdade, muitos que a receberam são influenciados pela falta de boas maneiras do outro. Não é porque o outro não se porta bem que devemos nos adaptar a essa situação. Ou seja, se você é educado e o outro não corresponde a sua ação, isso é problema dele, não seu. Siga em frente com o seu comportamento sem se contaminar.

No ambiente profissional, gestos que remetem à boa e velha educação, são essenciais.

Quando você participa de um evento tem o hábito de reconhecer a iniciativa do anfitrião e agradecê-lo? É sorteado num evento com um brinde e agradece cordialmente a gentileza? Responde as redes sociais? Em respeito aos colegas e clientes avisa que está atrasado para a reunião? Agradece aos que trabalham para você por cuidar de seu ambiente profissional? Elogia o bom desempenho de seu funcionário? Colabora em algum momento com o colega no trabalho?

Essas ações não são garantia de sucesso profissional, mas geram empatia.

Educação não está intimamente ligada à gentileza. Ser gentil é ter caráter, é se preocupar e ter cuidado com o outro. Atos assim valorizam a atenção, a amabilidade, a cortesia, o que colabora para a construção de um bom relacionamento de networking. Quando aliado a educação encanta, faz com que o outro tenha uma boa recordação a seu respeito.

Um bom profissional deve imprimir sempre um belo cartão de visita, mas se torna marcante quando revela seu requinte de comportamento – a gentileza. Uma vez que demonstra responsabilidade e comprometimento com as pessoas as quais se relaciona.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.