Muitas pessoas acreditam que a crise pode ser uma grande barreira e nós sabemos que isso não é de fato verdade, ela pode sim ser uma barreira se você decidir que ela assim o será. É possível vender todos os dias sim, existem casos e mais casos de negócios que realizam vendas recorrentemente, mas o que será que esses negócios estão fazendo para conseguir esse feito? Qual a “mágica” por de trás disso? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo, ótima leitura!
Se alguém lhe perguntar: “Na sua opinião o que uma empresa precisa ter para começar a vender hoje?” Uma das primeiras coisas que logo nos vem à mente é aquela velha máxima “quem não é visto, não é lembrado…” então aqui já temos o nosso primeiro passo, as pessoas precisam saber que o seu negócio existe e atualmente, qual o melhor canal e a melhor forma de fazermos isso? É tendo uma presença online eficiente mostrando simplesmente o que você faz e qual a solução que o seu negócio oferece. Hoje todo mundo tem no mínimo uma rede social e nela é totalmente possível mostrar um pouco do que você faz e principalmente posicionar-se como uma autoridade no seu segmento. Mas como é possível fazer isso? E aqui está o nosso segundo passo é necessário disponibilizar conteúdo rico e de qualidade para as pessoas de modo a faze-las perceber um valor tal que seja capaz de trazer em um primeiro momento “pequenas vitórias” e no decorrer “grandes transformações”.
Atualmente praticamente 90% dos usuários recorrem à pesquisa na grande rede antes de comprar qualquer produto ou contratar qualquer tipo de serviço, isso é mais uma prova de que se você deseja realmente estar vendendo todos os dias é preciso ter uma presença online efetiva e que de fato agregue valor ao futuro cliente.
MAS POR ONDE COMEÇAR?
Essa é sempre a primeira grande dúvida e junto com ela vem uma crença muito equivocada de que são necessários investimentos de grandes somas para se colocar um blog ou site no ar, criar fanpages e demais canais. Então aqui já vamos desmistificar essa questão, para começar a criar uma presença online o seu grande investimento será de tempo e um pouco a mais de dedicação, dependendo do seu nível de conhecimento sobre o assunto. Hoje existem milhares de ferramentas com versões gratuitas e pagas, e as versões gratuitas para quem está dando os primeiros passos atendendo bem considerando o nível de exigência que se tenha.
Ao se criar uma presença online há que se pensar logo em uma palavrinha que eu considero mágica, ESTRATÉGIA, mas por quê? Por uma razão muito simples, todas as ferramentas que forem ser utilizadas para criar a sua presença online automaticamente irão compor a sua estratégia de vendas diárias. E dentre as ferramentas mais utilizadas para criar uma presença online e que irão atuar de forma estratégica na geração de vendas para o seu negócio estão o blog/site, Youtube e o Facebook. Essa é a tríade básica para quem deseja começar com o pé direito no ambiente online e posteriormente ter seu próprio sistema de vendas online funcionando.
Nos próximos artigos vamos estar falando sobre cada uma das ferramentas e seu papel tanto em termos de presença online quanto sua contribuição para a estratégia de vendas Até lá!